14 outubro 2012

Escola Bíblica Betel


                                                  
Escola Bíblica Betel
A juventude da EBB
Há duas semanas atrás demos início a Escola Bíblica Betel. Estamos nessa unidade estudando sobre a Vida de Jesus, desde o seu nascimento até a sua segunda vinda. Está sendo uma benção da parte de Deus, esses estudos, as pessoas comparecendo a fim de estudar a palavra de Deus, com fome de conhecer os mistérios ocultos no Livro Sagrado, e Deus está mandando dos mais altos céus alimento para nos satisfazer. De uma vez que o conhecimento de Deus não é apenas intelectual, mas também, Ele se dá a conhecer por meio de experiências sobrenaturais, como por exemplo a que Moisés teve no capítulo 33 do livro da Liberdade, assim também como a de Elias no deserto e a que Jesus fez Pedro, Tiago e João vivenciar no monte quando eles viram a transfiguração. Muito se sabe hoje sobre a Palavra de Deus, mas pouco sabemos sobre O Deus da Palavra, por que nossos estudos e aulas são por demais metódicos, seguimos muitas regras e tradições, vivemos em um mundo de espiritualidade muito seca. Se quisermos conhecer a Deus, não existe outro meio se não for o seu Livro. Se quisermos conhecer o Livro de Deus, não existe outro meio se não for por uma entrevista com o seu autor.Logo abaixo está disponível um texto que cada aluno recebeu. Leia: 


                                                           A Juventude de Jesus
O santo jovem que possuiria tantos nomes não havia atingido ainda três décadas de vida possuía uma larga vastidão de sabedoria que discorria séculos e milênios além da época que ele vivia. Jesus foi uma criança prodigiosa, mas jamais deixou de ser uma criança.
Como poderemos falar de alguém que até a própria Bíblia escondeu parte da sua vida? Isso nos deixa em um caminho de incertezas, por que nessa jornada em busca dos anos perdidos de Jesus poderemos ser facilmente surpreendido com alguma coisa mesmo que mínima a respeito de seu passado. E então partimos aqui em busca daquilo que foi deixado para trás por um motivo ou outro, mas os mínimos detalhes da vida de Jesus é mais importante do que coisa alguma nesse universo tão imenso. Nada confirmado na Bíblia nem nos livros históricos acerca da juventude de Cristo.
Ainda que se diga que existem documentos no Tibet, de que ele tenha passado pela Índia, Pérsia e nações vizinhas pregando sua mensagem sobre o reino de Deus, e também para aperfeiçoar técnicas meditativas. Se ele passou por ali como dizem tais documentos, ele pregou para hindus, zoroastristas, jainistas e budistas. Documentos como esses não foram vistos por ninguém o que se supõe que seja mais uma investida de alguma mente insana que tem por objetivo criar uma fantasia que tenha por protagonista a pessoa de Jesus Cristo.
Jesus realmente só apareceu no cenário social para revolucionar os sistemas aos trinta anos, e ele levou uma mensagem sobre o amor em sua mais pura essência, já que ele não falou sobre um amor melancólico, mas um amor dinâmico e inteligente, mas ao mesmo tempo de uma simplicidade intensa de verdade.
Tudo o que se sabe sobre a juventude de Jesus é o fato de ele ter vivido uma vida de completa dedicação ao Pai e de intensos períodos de preparação como ser humano que ele também era, para a sua tão perfeita missão que tinha por objetivo levar libertação, mais que politica ou social para a nação de Israel: Ele veio para libertar uma criação do jugo espiritual do pecado!
Sempre houve uma ala esquerdista do cristianismo que surge com ideias para desviar a fé dos seguidores de Jesus no decorrer dos anos desde que ele nasceu, sofreu e morreu por nós. Por volta dos anos 50, 60 d. C quando o evangelho chegou no extremo oriente por intermédio de Dídimo Judas Tomé, o famoso Tomé dos discípulos de Jesus, ele que levou as boas novas aos hindus, budistas e jainistas e zoroastristas e com o passar dos anos a história foi sendo recontada e fatos da história real foram sendo excluídos e novas versões foram surgindo até que veio as versões registradas nos documentos do Tibet pelo russo Nicholae Notovitch no séc. 19. Assim como os documentos achados perto da cidade de Nag Hammadi no Egito, que foram documentos adulterados e veiculados pelos gnósticos que acabaram re-inventando uma nova história já que eles eram inconformados com a nova mensagem que estava surgindo contada por homens iletrados que foram seguidores de um homem chamado Jesus da cidade de Nazaré. Então criaram novas versões para histórias reais, só para dividir o povo. 
Pr. Davi Martins
Fica para todos nós os conselhos de Paulo para Timóteo: Permaneça em tudo aquilo que tu aprendestes desde tua infância, que para que sejais deveras sábio só em Cristo Jesus que te concede salvação pela tua fé.