01 dezembro 2012

A CASA DE JESSÉ


O Deus das revelações é tremendo e nos surpreende em cada vez que com afinco e coragem ousamos nos aprofundar em suas Sagradas Palavras, e assim passamos a conhecer coisas que estão ocultas a todo aquele que ler a Bíblia de modo superficial. O Espírito da Glória de Deus nos leva a conhecer colunas fundamentais da casa de Jessé que são verdades poderosas para essa geração. Deus escolheu de modo soberano a cidade, a casa e o senhor da casa, e bem sabemos que cada escolha de Deus tem um propósito. A família de Jessé era respeitada. Ele era da linhagem da moabita Rute, nora de Noemi, que veio com ela depois de sua avassaladora peregrinação nas campinas de Moabe, e chegando em Belém terra natal de seu falecido esposo, ela, para ajudar no sustento seu e da sua sogra, passou a colher os rabiscos da colheita, até que Deus vendo o seu coração, agraciou-a com um novo matrimônio, nessa oportunidade com Boaz, desse casamento veio Obede, de Obede, veio então Jessé. Jessé é alguém que tem passado de maldição da parte de Rute, mas logo a maldição encontrou remissão em Boaz. Como todos que passaram pela estrada da vida essa é a história de Jessé.  Logo essa história real passa a ser como uma parábola da igreja: uma vez que éramos amaldiçoados, vivíamos em nossas misérias, até que chegamos em Belém de Judá e nos encontramos com o Remidor, e ele nos amou primeiro. A maldição recuou. Hoje fazemos parte da promessa da gloriosa esperança.  Dentro desse texto quero explorar dois contextos: 1. Quero falar daquele que é enviado a casa de Jessé. 2. Quero falar das colunas da casa de Jessé.
1- Há uma recomendação divina para Aquele mensageiro que fora escolhido para chegar a casa de Jessé: ele precisa ter um vaso cheio de azeite.
Só será enviado a casa de Jessé o homem que estiver sensível para ouvir a voz de Deus. Entender aquilo que a  sua voz nos quer dizer de verdade por meio de uma revelação sagrada, que venha somente de Deus. Para isso é preciso ter sensibilidade. Para um relacionamento que seja um fluxo continuo do Altíssimo para todos nós é preciso que haja antes de qualquer coisa sensibilidade. Quando os olhos abrasados de Deus passam pela terra em busca de alguém para que este se deleite no dulçor de uma bela comunhão com Ele, o Santo Espírito penetra em seu íntimo e começa a trabalhar, como o ourives que lapida com esmero a pedra preciosa, assim é o trabalho do Santo Espírito Eterno, Ele invade o jardim bagunçado de nosso secreto como agua de chuva e vai lapidando a nossa sensibilidade para nos deixar com os sentidos aguçados para sentirmos a presença de Deus que faz tremer os montes e as vezes parece que se oculta de nós, para ouvirmos a sua voz que é como muitas águas mas também as vezes vem em uma suave brisa, para contemplarmos a sua face que é mais radiante que o Sol mas pode ser também que a vejamos no rosto de um homem simples que nos aguarda na passagem do vau de Jaboque, não importa a aparência, Deus vai sempre nos surpreender com a sua manifestação, mas quando no deserto o Espírito trabalha em nossa sensibilidade, o Grande Eu Sou, pode falar conosco de dentro de uma Sarça que nós iremos conhecer a sua voz e poderemos exclamar como os discípulos no barco: É Ele!
Deus logo em seguida fala algo muito forte para o profeta, e aqui quero apenas esmerar  com muito respeito e temor esses dizeres seguintes para contextualizar a história desse capitulo com a nossa vida. Deus está falando com o seu povo dizendo assim: Até quando vocês estarão a lamentar-se por um sistema de reinado mundano, desobediente, irreverente, havendo-o Eu rejeitado? Estamos em uma época de conformismo. A igreja está conformada com essa era, estamos fazendo vista grossa quanto aos nossos cultos frios, pregadores frios, músicas sem graça, pregadores e cantores sem vida. Estamos na era da evolução e a igreja de Cristo está precisando de uma revolução em sua espiritualidade. Precisamos de uma revolução na nossa vida de oração, uma revolução que nos dê um cântico novo em nossos lábios, uma revolução que resgate a arte da pregação fervorosa, que desperte uma transformação de vida, que rompa os laços de contenda e reate os do bom relacionamento, e re-una  o coração dos pais aos filhos, dos filhos aos pais, do esposo ao esposa, da esposa ao esposo. É de um avivamento pleno assim que estamos precisando.  Sabemos muito sobre movimento, mas não sabemos nada de avivamento, sabemos muito sobre barulho mas não conhecemos nada sobre quebrantamento, há hipocrisia de modo abundante e muito pouco de sinceridade, verdade, vergonha na cara. Modelamos as Sagradas Escrituras ao nosso conceito teológico, doutrinário, de uma maneira que adapte Deus e a sua palavra ao nosso conceito, de modo que o reina em nossa vida é o deus que criamos e não o Deus que nos criou. A nossa geração precisa de um tratamento de choque espiritual, estamos em coma espiritual por causa do conformismo, e Deus quer que ouçamos o seu chamado e tomemos a atitude de encher o nosso vaso de azeite, por que O Senhor vai nos enviar.
Depois o Senhor nos dá uma recomendação sagrada. “ Enche o teu vaso de azeite e vem; e enviar-te-ei a casa de Jessé, o belemita (...)” . O profeta Samuel é um poderoso modelo de profeta da história de Deus. É um homem diferente, por que em meio a uma época de raridade da palavra de Deus, e quando as visões não eram manifestas, ele ouviu a voz de Deus chamá-lo e teve visões poderosas. Quando Israel estava sem a presença de Deus, a palavra estava escassa, as visões já não existiam, foi nesse cenário de caos espiritual que O Senhor levantou Samuel para despertar o povo em um pleno reavivamento.
Enquanto o mundo prega que uma andorinha só não faz verão, nos planos de Deus não há diferença, ele só precisa de uma andorinha para o raiar de um verão intenso e inesquecível. O Senhor só precisa de um profeta para ser usado e por meio deste levar a uma nação um avivamento que rasgará os véus da história, por meio de apenas um homem ou uma mulher Deus escreve uma história de glória.
Em meio a uma era onde um reinado destituído da glória de Deus, uma nação de reinado de Saul, Deus procurou alguém que andasse na contramão desse sistema de apostasia e tivesse a audácia de caminhar com um vaso de azeite. E assim Deus mais uma vez falou com Samuel, o profeta que tem o privilégio de ouvir a voz de Deus quando a sepultura espiritual de Israel está aberta, Deus sabe que pode contar com Samuel para ser o instrumento usado por Ele para um tratamento de choque na nação de Israel, e mais uma vez O Todo-Poderoso vem de encontro ao seu profeta para falar com ele e assim como foi na infância do profeta é agora em sua velhice, os anos passaram, mas o menino que respondeu “ fala porque  teu servo ouve” continua a sua audição aguçada para ouvir a poderosa voz de Deus.
Deus anela achar alguém, independente de qualquer coisa, mas Ele busca com diligencia alguém que esteja com um vaso aberto para ser cheio de azeite. Precisamos de profetas em nossos dias que sejam sensíveis a ouvir a voz de Deus e seu chamado, e não é preciso de muitos, Deus quer achar pelo menos um profeta verdadeiro que seja sensível a sua voz, e esteja disponível ao seu chamado, e não precisa de muitos vasos, mas apenas um vaso aberto para ser derramado nele azeite.
Quando o profeta ouve a voz de Deus, obedece a sua ordem, enche seu vaso de azeite, agora ele está pronto para chegar-se a Deus. Antes de qualquer coisa que temos de fazer na obra do Senhor precisamos ir até Ele, se aproximar a Ele, ficar perto Dele, sem se preocupar com o tempo, sem dar limites a sua presença sobre nós, na completa devoção, dependência, e prazer de estar perto de Deus, de ser revestido da sua Glória, completamente revestido da sua presença, de modo que o profeta se torne um estandarte da Glória do Eterno Deus de plena autoridade, e que o mundo ao olhar para ele reconheça que aquele homem é homem de Deus.
E quando o profeta estar envolvido na Glória de Deus, sua vida se torna um estandarte de Deus, a face de Deus está refletida na face do profeta, seu vaso está cheio de azeite. Ele passou algum tempo  com Deus e agora ele está pronto para o enviar-te-ei.
Não haverá ”enviar-te-ei”  se não houver um homem sensível a voz de Deus, com um vaso aberto para ser cheio de azeite, com a sua vida perto de Deus, cheia de Deus, e preparado para sair ao chamado de Deus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário