05 dezembro 2012

A mudança


Esse texto foi escrito há dois anos atrás...

Tenho 19 anos de idade e minha maneira de ver as coisas são relativas ao extremo muitas vezes. Creio que é importante mudar para melhor não por medo de conseqüências funestas vindouras ou só por mirar méritos e honras. A transformação vem na verdade de uma busca intensa pelo nosso bem viver, é sair de um patamar natural e romper o sobrenatural muitas vezes,  é caminhar por uma rua que trás felicidade em diversos sentidos
Claude Monet dedicava horas de seu dia para olhar atentamente as mudanças de luminosidade que surgiam por conta do deslocamento do sol pela abóbada celeste. Ele pintou por exemplo, a catedral de Rouen em muitas telas a partir do mesmo ângulo, cada uma em horário diferente do dia, plenamente fascinado com as mudanças que ocorriam na imagem da imponente construção, em virtude da incidência diferenciada dos raios solares. Como um bom impressionista, queria fazer em sua arte o registro da mudança, da transformação, e de como se pode mudar tanto sem deixar de ser quem é de verdade, ou quê se é de fato. Obras das mais lindas saíram dessa experiência.
Eu te convido a encontrar dentro de si mesmo o pintor que se dedica a olhar o dinamismo da vida com total atenção. Aproveite e seja igualmente o próprio sol( Bel vai gostar disso) que transforma a paisagem ocasionando o deslocar das sombras e o tingir variado de tudo o que existe. E que seja também a construção, o rio, a arvore, o céu, o ser que compõe tal imagem.
Não tenha medo de se mover em direção do desconhecido. Escale os obstáculos, faça de cada um deles degraus. Arrisque mexer naquilo que está guardado e empoeirado. Coloque sua ousadia em ação.
Depois das descobertas, reformule suas atitudes. Aí vai chegar o artista. Essa parte da criatividade não se contenta em apenas em observar, quer partir para a ação. Mova-se na direção de novos caminhos.
Talvez tenha sido esse efeito que Deus fez brotar no coração de Abrão quando lemos esse texto:
   “Então o Senhor disse a Abrão: "Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei.
"Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção.
“Abençoarei os que o abençoarem, e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem; e por meio de você todos os povos da terra serão abençoados”.gn 12.1-3
Abrão teve que mudar. Eu tenho que mudar. Você tem que mudar. Todos temos que mudar pra melhor.
É tempo de mudança.
 Davi Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário