18 dezembro 2012

A igreja Virtuosa


Introdução- As mulheres da minha vida

                       Mulher virtuosa quem a achará? Seu valor é além dos rubis
                                                                                                               Provérbios 31. 10


A mulher virtuosa é literalmente uma mulher forte e destemida, além da sua fidelidade para com o seu companheiro e seu lar. É uma imagem realmente inspiradora e encantadora a imagem dessa mulher virtuosa. O texto escrito é uma bela arte poética da cultura judaica, um poema acróstico, no início de cada  verso com uma letra do alfabeto hebreu para que assim haja facilidades de memorização na mente da mulher judia. No fim do poema o que ganha destaque não é a identidade de uma mulher e sim a sua característica mais marcante, a sua força usada com sabedoria e sensibilidade.
É impossível para mim como filho, esposo e pai, refletir sobre esse versículo, e não lembrar as mulheres da minha vida, minha mãe, minha esposa e minha filha.
Minha mãe é um exemplo de guerreira, com seu jeito um tanto pacato mas foi uma mestra na minha infância. Era maravilhoso para eu chegar em casa depois da escola ou de um período de brincadeiras pelas calçadas, olhar para ela e ela com sua voz tão gentil cuidar de mim, para me lavar e preparar minha comida que era um pão com café mas com um sabor de torradas com mel, o café tinha o sabor de cappuccino. Era ela que me protegia das horas negras de confusões familiares, e de pesadelos infantis. Mas o momento decisivo de nosso relacionamento veio quando foi diagnosticado em seu útero um câncer. Câncer como todos dizem é um sinônimo de morte. E eu com apenas 10 anos de idade acompanhei bem de perto todo o seu sofrimento. Vi o seu sofrimento ao ver todo o seu cabelo cair devido a maciças doses de quimioterapia, e os danos irreparáveis causado em seu corpo.
Lembro-me de uma vez que eu a vi comentando sobre uma palavra de Deus por meio de uma profetisa em uma reunião de oração para ela, na qual Deus iria guardá-la. Eu entrei em um desespero oculto e íntimo naquele dia. E jamais eu tinha orado com tanto fervor em minha vida. Mas como a Palavra de Deus é fiel, eu orei e Deus mudou o quadro. Certo dia uma outra irmã, que dirigia um trabalho de oração, sempre ia visitá-la e orar por ela  disse para minha mãe uma visão que Deus lha concedeu durante uma madrugada enquanto ela estava orando. E na visão acontecia assim: A irmã viu um caixão e minha mãe jazia nesse caixão, e ela disse que me via desolado em prantos sobre o caixão da minha mãe, e o Senhor lhe dizia assim: “ Desta vez não levarei minha serva, porque o meu filho ainda precisa muito dela.” E ouvi aquilo foi como uma ducha quente em um dia frio, Deus sabe. Minha mãe confiou em Deus que lha concedeu forças e confiança e ela sobreviveu a mais essa batalha, me concedendo uma lição maravilhosa: Em meio as batalhas que surgem na nossa vida, O Senhor é Nossa Bandeira!
Eu observei a minha bela esposa esses dias que meditei sobre esse versículo. É incrível ver o seu sorriso e seu rosto maravilhoso. É impressionante ver o amor que minha esposa me dedica a cada dia. Ela é uma lição viva para mim, juntos temos carregado um ministério simples e totalmente dependente da graça de Deus. Ouvir ela relatar suas visões espirituais, ouvi-la falar do Mestre, as vezes fico pensando se ela estava entre os discípulos do Senhor quando ele morou entre os homens. Quando ela fala de Jesus, ela fala como alguém que o conhece de modo maravilhoso. É muito bonito ouvir ela falar sobre a sua palavra, por que ela fala como alguém que se deleita em uma boa porção de um pudim perfeito, a maneira que ela brinca com as palavras quando ela escreve sobre ele parece uma criança que pulou de cabeça em um mar de brigadeiro. Eu vejo uma fé em Cristo de modo que é raridade em nossos dias. No nosso primeiro dialogo ela foi apta em me relatar suas experiências de vida e me contar um sonho que ela o alimentava desde a infância, ela queria lançar um livro. Passamos por muitas tormentas, e o nosso amor velejou por mares bravios, enfrentamos ondas afoitas, tantas batalhas que não sabemos por onde contar, mas entre tantas batalhas que enfrentamos, cada encontro nosso era encontrar paz. Nossa alma se comunicava  por olhares. Passou o tempo e no tempo de Deus, tudo aconteceu para a Glória de seu nome bom. Casamos, viemos morar em uma garagem sem nenhuma colher (literalmente), e hoje aos poucos Deus tem nos levado a conquistar algumas bênçãos, portas estão se abrindo. Em quase um ano de casados, é maravilhoso acreditar no Deus do Impossível, e é maravilhoso olhar sua história e dizer com convicção nem medo de errar que Deus é Fiel e quem acredita sempre alcança.  Deus me ensinou por meio dela, a beleza que não tive na infância, eu aprendi que não posso deixar minha criança morrer dentro de mim.
Por falar em criança, não posso deixar de mencionar a minha criança preferida, minha filha Duda. Uma vez, enquanto eu estava aflito devido as labutas da nossa caminhada e estava sentado, minha alma aflita, e a observei. Ela brincava pacificamente com seus brinquedos, e penetrei naquele universo de possibilidades, ali não há aflição, nem pressa. Eu acho que o Céu será parecido com a imaginação de uma criança. Tenho certeza que foi por isso que Jesus disse que o maior em seu reino deve ser como uma criança. Quando ela sente medo ela corre para o braço do Pai e ali ela descansa, por que ela sabe que ali ela está acolhida, protegida. Duda, independente da circunstancias, brinca, dorme, canta, dança, sonha, sorri, imagina, etc... não podemos deixar nossa criança morrer.
A mulher virtuosa, é forte, destemida, diligente, organizada, amorosa, ela é extremamente capaz de organizar suas prioridades no seu mundo. O seu esposo confia nela e se encontra plenamente realizado nela. Os filhos a louvam e tem um orgulho saudável por ela. Ela ainda assim, encontra tempo para atuar em sua comunidade, ajudando os pobres, e até multiplicando os recursos de sua família e fazendo investimentos inteligentes que produzam conquistas abençoadas para o seu lar. Ela possui uma beleza interior que exala pelo seu exterior.
Essa mulher para alcançar esse tão louvado patamar teve que trilhar por caminhos que a levaram a temer ao Senhor e coloca-lo acima de tudo e de todos. Assim ela soube conciliar relacionamentos e responsabilidades.
Quem Achará essa mulher virtuosa?
Essa mulher serve de honra para o seu marido. Sua aliança com seu esposo e filhos é inabalável. Essa mulher perfeita é a noiva do Cordeiro. Analise comigo esse versículo em Efésios 5. 25.
Vós maridos, amai a vossa  mulher, como Cristo também amou a igreja e assim mesmo se entregou por ela.”
Observe a ênfase que há na frase, “ como Cristo amou a igreja e a si mesmo  se entregou por ela.”  Quando a mãe do rei Lemuel lhe dissera essa profecia foi aprimorada para a formação das mulheres judias. No coração de Deus, Ele estava se referindo a mulher ideal que Ele estava desejando para Si. E essa mulher não tem simplesmente algumas qualidades, mas virtudes essenciais que formam uma esposa ideal e uma mãe. Esse capitulo do livro de Provérbios é mais que um provérbio e sim uma profecia poderosa que detalha e descreve a formação da igreja de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário