05 novembro 2012

Excurso: Os ensinamentos de Jesus


Os ensinamentos do Homem-Deus chamado Jesus foram no mínimo bombásticos. As suas palavras eram tomadas em uma plenitude intensa de autoridade, mas o seu silêncio era o mais estarrecedor. Em suas palavras havia uma força inexplicável que abalava o coração da multidão, em seu silêncio havia lições que flertava os mundos.
Seus ensinamentos não ficaram marcados por suas palavras, mas por suas ações. Foi o seu silêncio que falou mais alto. Ele calou seus detratores com o silêncio e ensinou a arte da humildade não falando mas com uma toalha enrolada na cintura e lavando os pés dos discípulos, e lavando o pé do traidor ele ensinou sobre perdão. Ele ensinou a amar amando, ensinou a perdoar perdoando, ensinou sobre humildade sendo humilde, etc.
  Ele ficou eternizado na história da humanidade como Mestre dos mestres por que ensinava assim, praticando. Jesus é o maior professor em matéria de prática pedagógica. O maior líder da humanidade desenvolveu a poderosa arte de liderar servindo. Ele ensinava, e só usava palavras quando era verdadeiramente necessário. Jesus jamais precisou usar o seu poder para ensinar, mas ensinava através da persuasão. Ele convencia as pessoas, abrindo horizontes maravilhosos diante dos olhos de quem lhe ouvia.
Ele usou de dimensões extremamente poderosas a arte de contar histórias. Suas parábolas embora elaboradas de maneira tão simples era de um impacto profundo na alma daquele que lhe ouvia. Ele falava na linguagem do seu público. Todavia as parábolas eram códigos que só eram desvendados por aqueles que penetravam no âmago das revelações espirituais passadas através das palavras do Mestre.
 Todos os ensinamentos de Jesus foram grandiosos, mas alguns passaram e passam desapercebidos por nossos olhos. Parece-me que são esses que não notamos que são dotados de uma beleza poderosa. É apaixonante vê-lo discursando, mas é poderoso vê-lo tocar o leproso, e nos ensinar que ele não está ligando com os protocolos sociais, ele não é envenenado com a descriminação, eu aqui aprendo que o mais vil dos seres humanos, é especial para esse Homem-Deus que jamais abandona a arte de amar.
 Seus ensinamentos hoje são um insulto a religião que tanto fala sobre a vingança de um Deus irado, e não conhece nada sobre o perdão, tanto enfatizado pelo Mestre. Suas palavras provocam uma revolução no espírito caído de uma religião cheia de doutrinas e palavras vazias e sem vida, que só falam de prosperidades, projeções, excluem os pequenos.    
Eu aprendo com Jesus a oração do sábio. Foi quando ele foi instigado por Pilatos a mostrar a força do seu Reino, e ele só fez silêncio. Pilatos pede que ele prove que é o Filho de Deus e ele mais uma vez responde com o silêncio. O sábio não é aquele que tem respostas para todas as perguntas, mas aquele que sabe a hora certa de responder da maneira correta cada pergunta feita.  O verdadeiro sábio também conhece as perguntas que devem ser respondidas com palavras e sabe as perguntas que devem ser respondidas com o silêncio e sabe as perguntas que devem ser respondidas com atos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário