07 novembro 2012

A Dança cósmica da fé



Sinceramente não acredito que a ciência e a fé sejam inimigas. Embora  muitos cientistas se declaram ateus, eu no decorrer de anos e estudos nas mais diversas áreas da vida, descobri que eu não tenho fé suficiente para ser ateu. De uma vez que afirmar que Deus não existe é preciso de um vasto conhecimento sobre os mistérios universais que cercam a nossa vida, como por exemplo a formação dos ossos no ventre da grávida, qual a cadeia psíquica que forma os pensamentos? O humano que decorrer o caminho do vento, dissecar os maiores detalhes acerca da imaginação, do inconsciente, que conhecer os mais profundos mistérios do mar, que caminhar pelo mais íntimo percurso dos vulcões, que conhecer cada uma das estrelas pelo nome, como o pó pode virar pele, nervos, ossos, cabelos, se um ser humano permear esses tais mistérios ele estará apto para proclamar a inexistência de Deus.
Há dias, eu fui surpreendido com essa pergunta: Se Deus existe, quem criou Deus? Não há respostas prontas para tal pergunta. Também nesse instante que eu escrevo não há pergunta mais desafiadora, nem tão enigmática quanto essa. Não sei da resposta óbvia para tal pergunta, sinceramente, mas posso responde-la com outras perguntas:
·         De acordo com as leis da ciência tudo que tem início, obrigatoriamente tem de ter fim, então, que graça tem adorar um Deus que tem início e fim?
·         Que graça tem adorar um Deus que não tem mistérios, se tudo o que é proibido é melhor?
Eu não adoraria um Deus que todos os seus mistérios sejam revelados a mim. De uma vez que ninguém pode nos conhecer melhor do que nós mesmos, e ainda assim, é impossível para nós conhecermos completamente todo o nosso ser físico, psicológico e espiritual. Então se não conhecemos nem a nós plenamente como conhecer um Deus que é a base e a essência de todas as coisas?
Não quero também louvar um Deus antropomórfico, por que fomos criados a imagem e semelhança de Deus, mas hoje os homens da religião estão criando um Deus conforme suas imagens e semelhanças e doutrinas. Hoje existe dois tipos de Deus, o Criador e o criado. O Criador é amoroso, o criado é um carrasco; O Criador é misericordioso e gracioso, o criado é um Deus recompensador, negociador; O Criador é perdoador e o criado perdoa mas vive passando em nossa cara que somos miseráveis... e mais uma infinidade de coisas.
A fé cósmica não é um destino impossível de ser acessado, só é uma estrada complexa e de muitos buracos negros. É um assunto estreito de ser tratado por que é ainda desconhecido, raro é encontrar o ser humano com tamanha coragem de permear tal lugar. O mentor de tal jornada é apenas O Vento do Soberano que nem de longe é o deus antropomórfico que dirige a fé de muitos povos, reinos e dimensões. A fé cósmica, não é baseada no medo, nos sentimentos de culpa, nas obrigações, nas leis, nem ensina sobre um Deus a imagem da sua criatura. Infelizmente raras são as igrejas que falam sobre essa fé.
O espírito da verdadeira ciência não existe sem essa fé que vos falo. A fé do homem sábio consiste naquilo que é desconhecido, que causa espanto pela admiração, a admiração suscita o júbilo, o júbilo é diferente de todas as emoções por que é um sentimento sagrado. Essa fé nos concede uma inteligência divina que chamamos de sabedoria.



Nenhum comentário:

Postar um comentário