08 novembro 2012

A Túnica de José

                                                 

                                    A túnica de José

Muitos tem dúvidas quanto à esse assunto,inclusive eu! Ao assistir uma pregação do Pr. Yossef  Akiva,passei a ter uma ideia sobre a túnica que foi usada por José,quem haveria tecido-a.

                                                                     ???
Bom quanto a feitura da túnica fica a critério dos fatos relatado,pro Rubricas de de Historiadores,e documentos.Existe uma dúvida sobre em que consistia a túnica de José. A palavra hebraica denota que era "uma veste longa com mangas...isto é, uma espécie de capa que alçava os pulsos e tornozelos, semelhante a que era usada pelos nobres e filhos dos reis"( Keil and Delitzsch, Commentary, 1:1:335; v
veja também II Samuel 13: 18, onde ensina que as filhas do Rei Davi usavam túnicas semelhantes). A túnica, provavelmente, era de cores diferentes, mas o fato mais significativo referente a ela é que seu valor não se resumia apenas em seu colorido e beleza. Um estudioso da Bíblia afirmou que aquela peça de vestuário "era de um cumprimento que alcançava a palma das mãos e as solas dos pés: uma túnica longa com mangas usada por jovens e donzelas de alta classe. No caso de José conforme supõe Bush... devia ser um símbolo da primogenitura que Rúben perdera e fora transferida a José" ( Wilson, Old Testament Word Studies, p. 82).
Se, de fato essa túnica assinalava que José possuía o direito da primogenitura, o qual certamente era disputado por seus irmãos, pois na família de Jacó havia quatro primogênitos, isto explica a intensa hostilidade e inveja que ela provocara entre os outros filhos daquele patriarca.Os seguintes irmãos poderiam facilmente julgar que lhes cabia o direito da primogenitura:
Rúben. Dentre todos os filhos , ele era o primogênito. Embora houvesse perdido esse direito , provavelmente lhe era difícil aceitar tal fato.
Simeão. Considerando que era o segundo filho de Léia, e o seguinte na linha de sucessão, logo após Rúben, ele deve ter presumido que receberia o direito da primogenitura, já que seu irmão o perdera.
Judá. Ele poderia ter afirmado que não somente Rúben havia perdido aquele privilégio, mas também Simeão e Levi, por terem massacrado o povo de Siquém ( veja Gênesis 34). A desqualificação desses filhos faria dele o herdeiro legal àquele direito.

Dã. Devido ao fato de Bilha, sua mãe, ter sido consi derada propriedade de Raquel, ele poderia afirmar ser o primogênito de Raquel, e não José assim sendo, deveria ter herdado aquele direito, quando Rúben o perdeu.

Gade. Ele foi primogênito de Zilpa e, portanto poderia facilmente ter achado que deveria ganhar a primogenitura depois de Rúben havê-la perdido.
Os sonhos tidos por José ( veja Gênesis 37:5-11), os quais são uma evidência inequívoca de futura liderança somente fizeram aumentar o ressentimento que existia entre seus irmãos. Izabel Martins Fica a dica tá! (Y)

 Paulo  Fernandes   

2 comentários:

  1. muito bom essa visão do Paulo, que Deus continue iluminando sua mente a cada dia...

    ResponderExcluir
  2. Eu gostaria de saber qual fonte que o Pr.Yosef Akiva teria para dizer que a túnica foi herdada como repúdio de Tera e passado para Abraão,Isaque,Jocó e depois José? Se alguém souber a fonte dou uma bonificação em dinheiro.64 996058914 zap.

    ResponderExcluir