07 março 2013

O Outro: eu Mesmo

RESPOSTAS ÀS SUAS PERGUNTAS....

Porque existe tanto conflito entre as pessoas de religiões diferentes?

O mundo parece estar ficando cada vez mais louco a cada dia. Ninguém sabe o que está acontecendo e tudo está de cabeça pra baixo e confuso. Isso é o que dizem os jornais. Isso é real? E se for, existe algum equilíbrio intrínseco na vida que esteja mantendo tudo estável?
A mundo é o mesmo; tem sido sempre o mesmo – de cabeça pra baixo, maluco, insano. De fato, só uma coisa nova aconteceu no mundo:a consciência de que somos loucos, que estamos de cabeça pra baixo, que alguma coisa está basicamente errada conosco. E isso é uma grande bênção – essa consciência. É claro que isso é só um começo, apenas o abc de um longo processo, só uma semente, porém, imensamente fértil. O mundo nunca esteve tão cônscio de sua insanidade como está hoje. Isso tem sido sempre o mesmo. Em três mil anos o homem lutou cinco mil guerras.

Você pode dizer que essa humanidade é sã? A gente não pode lembrar de um tempo na história humana quando os povos não estivessem destruindo uns aos outros tanto em nome da religião ou em nome de Deus ou até mesmo em nome da paz, da humanidade, da irmandade universal. Belas palavras escondendo feias realidades! Os Cristãos matando Maometanos, Maometanos matando Cristãos, Maometanos matando Hindus, Hindus matando maometanos. Ideologias políticas, ideologias religiosas, ideologias filosóficas são apenas fachadas para assassinar – para assassinar de um modo justificado.

E todas essas religiões estiveram prometendo as pessoas, “Se você morrer numa guerra religiosa, seu paraíso está absolutamente assegurado. Matar numa guerra não é pecado; ser morto numa guerra é uma grande virtude”. Isso é pura estupidez! Porém, dez mil anos de condicionamento penetraram profundamente no sangue, nos ossos, na própria medula da humanidade. Cada religião, cada país, cada raça estiveram declarando, “Somos o povo escolhido de Deus. Somos o mais elevado, todo mundo está abaixo de nós”. Isso é insanidade e todo mundo tem sofrido por causa disso.

Os judeus têm sofrido imensamente devido a uma simples tolice que cometeram: a idéia de que “Somos o povo escolhido de Deus, somente nós”. Uma vez que você teve a idéia de ser o povo escolhido de Deus, então você não pode ser perdoado pelos outros porque eles também são o povo escolhido de Deus, e como decidir isso? Nenhum argumento pode ser conclusivo, e ninguém sabe onde Deus está escondido, assim você também não pode perguntar-lhe, ele não pode ser trazido para o tribunal para ser uma testemunha. Então, só a espada pode decidir. Quem for mais poderoso estará certo. Poder tem sido certo. Os Judeus realmente sofreram por séculos, mas o sofrimento não os mudou. Na verdade fortaleceu a idéia de que eles são o povo escolhido de Deus.

As mesmas pessoas que dizem a eles, “Vocês são o povo escolhido”, também dizem que o povo escolhido precisa passar por muitas provações, aflições, para provar o valor deles. Ouvi falar de um velho rabi – ele deve ter sido um homem muito são – orando a Deus. Ele estava orando por anos e anos e nunca pedia por coisa alguma – e você sabe, orar é uma espécie de chateação: você vai aborrecendo Deus todo dia, pela manhã, à tarde, à noite, na madrugada, cinco vezes ao dia. Deus deve estar ficando cansado, completamente entediado...

E o rabi não estava pedindo coisa alguma; senão haveria um jeito de resolver. Se ele estivesse pedindo por algo isso teria sido dado. Mas ele não pediu coisa nenhuma, apenas orando. Finalmente Deus lhe perguntou, “Porque você não me apresenta suas necessidades? O que você quer?” E o velho rabi disse, “Só uma coisa. Não chegou a hora de você escolher algum outro povo? Por favor, escolha outro povo para você. Nós já sofremos tanto!”

Contudo, isso não é assim somente com os Cristãos, Judeus, Maometanos e Hindus; é exatamente o mesmo com todos os povos que existiram até agora. O ego racial, o ego religioso, o ego espiritual é muito mais perigoso do que o ego individual, porque o ego individual é bruto. Você pode vê-lo – todos podem vê-lo, ele é tão visível na superfície. Mas quando o ego se torna racial – “Hinduismo é grande” – você não acha que você esteja declarando alguma coisa para si mesmo. Indiretamente você está declarando, “Sou o maior porque sou um Hindu e Hinduismo é grande”. Essa é uma maneira indireta, uma maneira sutil, esperta: “Sou o maior porque sou Japonês, porque Japoneses são os descendentes diretos do Deus sol”, ou, “Sou um Chinês e os Chineses são o povo mais civilizado, o mais culto”.

Quando os ocidentais alcançaram a China pela primeira vez, olhando para os Chineses, eles riram. Eles pareciam mais caricaturas; pareciam mais como desenho animado do que como homens – apenas quatro ou cinco cabelos pendurados na cara deles e isso é toda sua barba! Que espécie de pessoas são essas? Os primeiros europeus escreveram em seus diários, “Parece que descobrimos o elo perdido entre o homem e os macacos”. E o que os Chineses estavam escrevendo em seus jornais?

Até o imperador da China estava muito interessado de ver os Europeus porque ele tinha ouvido muitas histórias sobre eles. Eles foram convidados para sua corte, não porque ele respeitava os Europeus, mas só para ver que tipo de pessoas eles eram. Nunca antes...! E ele não pôde conter seu riso; ele começou a rir quando viu os Europeus. Os Europeus ficaram muito embaraçados: “Porque ele está rindo?” Disseram a eles, “Esse é o jeito dele apreciar. Ele sempre ri, desfruta; esse é o jeito dele dar boas vindas aos hóspedes”. Mas a realidade era que ele não podia acreditar que esses eram seres humanos!

Ele perguntou a seu povo, “Vocês os trouxeram das selvas Africanas? Eles parecem com macacos!” Eis como o ego funciona: o outro é sempre reduzido ao nível mais baixo possível; e comparado com o outro, a gente se sente mais elevado.
Você diz, “O mundo parece estar ficando cada vez mais enlouquecido a cada dia”.
Isso não está correto; o mundo sempre foi assim.

Só uma coisa nova está acontecendo, e essa é uma bênção, não é uma maldição de jeito nenhum. Pela primeira vez em toda história da humanidade, algumas pessoas estão se tornando conscientes de que a maneira que existimos até agora está de algum modo errado; alguma coisa importante está faltando em nossa própria fundação.

Existe alguma coisa que não nos permite crescer como seres humanos sadios. Em nosso próprio condicionamento estão as sementes da insanidade. Toda criança nasce sã, e então, lentamente, nós a civilizamos – chamamos isso de processo de civilização. Nós a preparamos para fazer parte de uma grande cultura, de uma grande igreja, de um grande estado ao qual pertencemos.

Toda nossa política é estúpida, e assim a criança se torna estúpida. Toda nossa educação é feia. Nossos políticos não significam nada a não ser ambição, ambição nua – ambição por poder. E somente os tipos mais rasteiros de pessoas se interessam pelo poder. Somente as pessoas que estão sofrendo de um profundo complexo de inferioridade se tornam políticos. Eles querem provar que não são inferiores; eles querem provar isso para os outros, eles querem provar para si mesmos que não são inferiores, que são superiores.

Mas qual é a necessidade de provar isso se você é superior? O homem superior não tenta provar coisa nenhuma, ele está tão à vontade com sua superioridade. Isso é o que diz Lau Tsu; O homem superior não está nem mesmo cônscio de sua superioridade, não há nenhuma necessidade disso. É somente a pessoa doente que começa a pensar em saúde; a pessoa sadia nunca pensa sobre saúde. A pessoa saudável não está auto consciente sobre sua saúde, só o doente, só o enfermo. A pessoa bonita, a pessoa realmente bonita não está auto consciente sobre a beleza dele ou dela. Só a pessoa feia que está constantemente preocupada e fazendo todo esforço para provar que não é assim.

De fato, provar aos outros que “Não sou inferior, não sou feio”, ele está tentando provar isso a si mesmo. Os outros funcionam como um espelho. Se os outros pudessem dizer, “Sim, você é o maior...” Mas eles só dirão isso quando você for poderoso, quando você for rico; do contrário eles não vão dizer coisa alguma. Quem está interessado em seu ego? Eles estão interessados no ego deles, mas relutantemente, quando você tem poder para destruir, eles têm que aceitar.

Adolf Hitler era louco, mas ninguém na Alemanha ousou dizer isso. Muitos perceberam que ele era louco, mas só na hora que ele foi derrotado e cometeu suicídio, muitas pessoas começaram a escrever que elas sempre souberam disso. Até mesmo seus próprios médicos que nunca ousaram dizer ao próprio Hitler – ao menos eles deviam dizer a verdade, eles eram os médicos – eles não disseram que ele estava doente, gravemente doente, e não somente fisiologicamente, mas psicologicamente também.

Ele sofria com muitos pesadelos, ele estava constantemente com receio de ser assassinado. Ele estava obcecado com a idéia de que ele iria ser assassinado, tanto que ele nunca se casou. Ele só se casou quando decidiu cometer suicídio, apenas três horas antes. Para evitar ter uma mulher no mesmo quarto, ele nunca se casou – porque quem sabe, a mulher pode ser uma espiã, uma inimiga, e enquanto ele estiver dormindo ela pode matá-lo, envenená-lo.

Ele nunca confiou nem na mulher que fingia amar. Ele não tinha amigos, porque ser amistoso com alguém significa ter que confiar, e ele era tão desconfiado. Os políticos são insanos, os padres também são insanos....

A humanidade sempre foi insana. Sempre permaneceu de cabeça pra baixo e confusa, porque vocês foram criados sobre mentiras. Mas uma coisa boa está acontecendo atualmente: pelo menos alguns jovens inteligentes estão se tornando conscientes que todo nosso passado foi errado e precisa de uma mudança radical. “Precisamos de uma descontinuidade de nosso passado. Queremos começar renovados, precisamos começar renovados. Todo o passado foi um experimento de total futilidade!”

Uma vez que aceitamos a verdade como ela é, o homem pode tornar-se são. O homem nasce são; nós o tornamos louco. Uma vez que aceitamos que não existem nações e nenhuma raça, o homem ficará muito calmo e quieto. Toda essa violência e agressão desaparecerão. Se aceitarmos o corpo humano, sua sexualidade, naturalmente, então todo tipo de estupidez pregado em nome da religião irá se evaporar.

Noventa e nove por cento das doenças psicológicas existem por causa da repressão sexual do homem. Precisamos tornar o homem livre de seu passado. O que quer que a sociedade tenha feito com você tem que ser desfeito. Sua consciência precisa ser limpa, esvaziada para que você se torne como um espelho puro refletindo a realidade. Ser capaz de refletir a realidade é conhecer Deus. Deus é outro nome da realidade: daquilo que é a base e a essência de todas as coisas que existem de verdade. E um homem é realmente saudável quando ele conhece a verdade.

Verdade traz liberação.
Verdade traz sanidade.
Verdade traz inteligência.
Verdade traz inocência.
Verdade traz felicidade.
Verdade traz celebração.
Precisamos transformar toda essa terra num tremendo festival, e isso é possível porque o homem traz o que é necessário para transformar essa terra num paraíso

Nenhum comentário:

Postar um comentário