30 julho 2011

O CRISTIANISMO LIBERTADO PT 1

O “Código Da vinci” teve um sucesso do tipo sensacionalista, o que muito preocupa os estudiosos que como eu, procuram se ater a fatos. Penso que o problema é essa obra ser um romance- e portanto se apresentar como ficção- mas ao mesmo tempo lançar mão de uma quantidade razoável de fatos, nomes conhecidos e coisas como as descobertas de Nag Hammadi para dar uma aparência de precisas factual. É difícil para o publico leigo distinguir onde começa um e termina o outro. Portanto estritamente desse ponto de vista, ele é muito desorientador.
Além disso, está claro para mim que Dan Brown não sabe grande coisa sobre os aspectos investigativos desse campo, de certa maneira, distorce as evidencias para torna-las mais sensacionais do que são. Por exemplo, ele se refere aos achados de Nag Hammadi como “pergaminhos” o que não são. Eles são códices- livros com paginas individuais. Na verdade, eles são o mais antigo exemplo disponível de livros com encadernação de couro. Em outro momento, Dan Brown menciona o documento Q, dizendo: “Supostamente, trata-se de um livro contendo os ensinamentos de Jesus, talvez escrito por ele mesmo”. O interessante é que, embora cite esse documento, ele não o discute- talvez porque como sabemos que Jesus não o escreveu, isso não ajudaria o seu argumento. Essas são apenas das idéias mais sensacionais do que factuais no romance.

A MENTE HUMANA

Por Izabel M. Aguiar
 

A vida nos leva onde quisermos ir, todavia, força de vontade para lutar por ela é o centro, o alvo que olhamos para seguir da nossa força, para que possamos alcançar tudo aquilo que pretendemos, sonhamos, pensamos, ou seja, todas as nossas conquistas.

“A mente humana é tudo depois de Deus!!!”

Através dela podemos conquistar pessoas, o mundo...ou...-perder tudo-
A mente ajuda-nos a reagirmos perante situações as quais poderíamos  ser levados até a morte ou ter vida, vontade de viver, a mente cura o corpo e a língua que magoa , fere e muitas vezes sara e abençoa.!
A mente submete-se a Deus! Deus é sobre tudo!

Você é aquilo que a sua mente quer que você seja, temos o poder de controlar certos impulsos, a mente foi criada para isso.
Deus a criou!!!
Criou para o bem, entretanto alguns a usa para o mal.

Quem me dera estudar a mente humana, complexa, surpreendente, desafiadora e enlouquecedora. Rica e pobre em alguns aspectos.
Poderia eu dizer; a mente humana é a maior perfeição criada por Deus aqui na terra. Com ela aperfeiçoamos os feitos e aperfeiçoamos os feitos e apreciamos tudo criado por Deus além da própria mente.

25 julho 2011

Pensamento para Hora de PAz

 
Não busco quantidade para viver e sim qualidade!
Amigos de qualidade e não inúmeros "AMIGOS"...
Viver bem é estar ao lado de quem nos é leal...
Posso ter inúmeros amigos,mas os que tenho são aprovados por mim!
E o mais incrível de todos eles é Jesus...
Aquele por quem minha alma respira constantemente!


A vida é mais além do que ser reconhecido,a vida é:
SER UM ESCOLHIDO DE DEUS!
é amar e ver o mundo com uma ótica cristalina e dentre elas,saber
escolher o bem e sufocar o que há de mal com o poder do próprio olhar.
  Viver não é apenas sorrir com os lábios ou chorar deixando uma simples      
lágrima cair em nosso rosto,mas sim...  Se compadecer com a dor humana,
rasgar a alma se preciso for e sorrir com o olhar,pois os olhos são o espelho
da nossa alma! Somos pequenos,mas estamos na palma das mãos do grande
DEUS e o nosso caminho será brilhante,porque JESUS é a nossa luz.
                                                                                                            Izabel Martins Aguiar

23 julho 2011

A Linguagem Corporal

Um gesto vale mais do que mil palavras. Provavelmente você já ouviu esta frase, mas talvez não tenha se dado conta do quanto ela é verdadeira. Deixa eu te falar que 93% , isso mesmo, 93% da comunicação humana é feita através de expressões faciais e movimentos do corpo.
Quando aprendemos a prestar atenção em nossa linguagem corporal e a interpretar corretamente a dos outros, passamos a ter maior controle sobre as situações, pois podemos identificar sinais de abertura, de tédio, de atração ou de rivalidade e agir de forma adequada aos nossos objetivos. 
O significado real de gestos que usamos no dia a dia, como cruzar os braços, coçar o nariz e balançar a cabeça, evitando os habituais mal-entendidos causados pela contradição entre o que dizem nossas palavras e nosso corpo.Uma maneira bem interessante de melhorar nossos relacionamentos é melhorar nossa capacidade de comunicação e de entendimento das pessoas.
Não seria fantástico se fôssemos capazes de ler a mente das pessoas? 
Não é preciso ter poderes mágicos para decifrar a verdadeira intenção por trás de sorrisos, gestos e expressões faciais. Basta aprender a interpretar corretamente a linguagem do corpo, identificando os sinais que demonstram abertura, desprezo, atração, indiferença, mentira e muito mais.

Uma Mente Milionária

Se as suas finanças andam na corda bamba, talvez esteja na hora de você refletir sobre o que T. Harv Eker chama de "o seu modelo de dinheiro" – um conjunto de crenças que cada um de nós alimenta desde a infância e que molda o nosso destino financeiro, quase sempre nos levando para uma situação difícil.
Neste livro, Eker mostra como substituir uma mentalidade destrutiva – que você talvez nem perceba que tem – pelos "arquivos de riqueza", 17 modos de pensar e agir que distinguem os ricos das demais pessoas. Alguns desses princípios fundamentais são:
· Ou você controla o seu dinheiro ou ele controlará você.
· O hábito de administrar as finanças é mais importante do que a quantidade de dinheiro que você tem.
· A sua motivação para enriquecer é crucial: se ela possui uma raiz negativa, como o medo, a raiva ou a necessidade de provar algo a si mesmo, o dinheiro nunca lhe trará felicidade.
· O segredo do sucesso não é tentar evitar os problemas nem se livrar deles, mas crescer pessoalmente para se tornar maior do que qualquer adversidade.
· Os gastos excessivos têm pouco a ver com o que você está comprando e tudo a ver com a falta de satisfação na sua vida.
Eker diz que um método eficiente de administrar o dinheiro. Você aprenderá a estabelecer sua remuneração pelos resultados que apresenta e não pelas horas que trabalha. Além disso, saberá como aumentar o seu patrimônio líquido – a verdadeira medida da riqueza.
A Idéia é fazer o seu dinheiro trabalhar para você tanto quanto você trabalha para ele. Para isso, é necessário poupar e investir em vez de gastar. "Enriquecer não diz respeito somente a ficar rico em termos financeiros", diz Eker. "É mais do que isso: trata-se da pessoa que você se torna para alcançar esse objetivo."
Quem nunca se perguntou por que algumas pessoas precisam suar a camisa para ganhar dinheiro, enquanto alguns felizardos parecem enriquecer facilmente. Segundo T. Harv Eker, isso não ocorre por causa de diferenças de educação, de inteligência, de talento, de oportunidades, de métodos de trabalho, de contatos, de sorte nem, muito menos, como resultado da escolha de empregos, negócios ou investimentos.
A resposta está no modelo pessoal de dinheiro que todos nós trazemos gravado no subconsciente. Para ele, mesmo quando uma pessoa domina a área em que atua profissionalmente, se o seu modelo de dinheiro não estiver programado para um alto nível de sucesso, ela jamais enriquecerá – e, se isso acontecer, é possível que logo perca tudo o que conquistou.
Felizmente, ninguém é obrigado a amargar as conseqüências dessa programação mental negativa por toda a vida.Os principios da mente milionária nos ensina que podemos nos recondicionar, em termos de pensamentos e ações, para atingir o sucesso de um modo tão natural quanto as pessoas ricas.
as influências recebidas na infância moldam o nosso destino financeiro e passamos a entender também por que as brigas em torno de dinheiro são tão comuns entre os casais. Combinando o saber adquirido na prática com uma linguagem bem-humorada, Eker nos orienta a identificar as crenças prejudiciais e a transformá-las para que tenhamos mais chances de ser bem-sucedidos, conservar o dinheiro, fazê-lo crescer continuamente e melhorar os nossos relacionamentos.

21 julho 2011

PERDOANDO

                                       
    
Disse Jesus: Pai, perdoa-lhes; pois não sabem o que fazem. Então repartindo as vestes dele, deitaram sortes sobre elas.

Analisando essa imagem descrita  da crucificação a nossa imaginação cria um cenário de tortura e sombrio que chega a ser doloroso para nossa mente na verdade. Encontramos homens truculentos e sanguinários e uma multidão ingrata  que assistia com prazer a morte de  um homem que os alimentou, curou-os e se comoveu com eles até. Olhando um pouco acima encontramos um homem desfigurado, ferido, segurado por cravos, em uma cruz, parte de seu pulmão exposto, sua fronte perfurada, e um ombro deslocado...
Minha mente pequenina não consegue alcançar a maturidade espírito-emocional, a proteção de emoção desse homem que  em condições desumanas viu seus algozes e exclamou de dentro de sua fraqueza: “ Pai, perdoa-lhes;”.
Como perdoar no mesmo instante da ofensa?
O perdão liberta, alivia, e faz a vida ficar mais leve, concorda comigo?
Shakespeare dissera uma vez “ guardar ressentimento é como envenenar-se e esperar o outro morrer” e isso é verdade.  Em outras palavras eu  diria que guardar o rancor é manter-se na gaiola do passado.  E existem pessoas que dizem que  tem honra própria, ou não levam desaforo pra casa, e quando ouvem uma dizem duas... essas pessoas conservam tanto rancor e não sabem que as únicas que assolaram serão elas próprias. Aquele sentimento de vingança faz  elas planejarem meios que as fazem ter uma sensação boa que não passa de uma mentira, mas fazem elas se sentirem bem, porém, são gaiolas, de ouro, mas são gaiolas.
Gandhi disse:”nunca perdoei, nunca precisei perdoar, por que nunca me senti ofendido”. Pra uma pessoa dizer isso precisa ter um coração de gigante. Só uma pessoa feita de amor nunca se sente ofendido, porque uma pessoa de amor entende que tudo na vida é um aprendizado e até a ofensa pode ser mensageira de uma  lição dourada.
Jesus era portador de maturidade espiritual capaz de observar as ofensas com olhos benignos. Na ultima ceia,   já sabendo o que haveria de acontecer  ele proclamou sobre a traição e sendo ele Deus conhecia muito bem  o traidor e mesmo assim dividiu com ele pão e em meio a uma pressão psicológica intensa ele ainda assim teve apetite se alimentar e no presente ato  da traição ele chamou sem hipocrisia o seu traidor de amigo. Sendo ele o mestre dos mestres aqui ele me ensina que inimigos não traem. Só os amigos traem.
Há quem acredita que perdoar é uma atitude pra os fracos, todavia com Cristo eu aprendi que perdoar é ser maduro, amar a si próprio, é uma atitude inteligente, é a possibilidade de dar um salto na direção de uma estrada nova.
Os fracos usam a vingança insana
Só os fortes perdoam
E são felizes

Tendes ouvido que foi dito: Olho por olho, e dente por dente.
Eu, porém, vos digo: Não resistais ao homem mau; mas a qualquer que te dá na face direita, volta-lhe também a outra;
ao que quer demandar contigo e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa;
e quem te obriga a andar mil passos, vai com ele dois mil.
Dá a quem te pede, e não voltes as costas ao que deseja que lhe emprestes.
Tendes ouvido que foi dito: Amarás o teu próximo e aborrecerás o teu inimigo.
Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem,
para que vos torneis filhos de vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e vir chuvas sobre justos e injustos.
Pois se amardes aos que vos amam, que recompensa tendes? não fazem os publicanos também o mesmo?
Se saudardes somente aos vossos irmãos, que fazeis de especial? não fazem os gentios também o mesmo?
Sede vós, pois, perfeitos, como vosso Pai celestial é perfeito.

19 julho 2011

A PARÁBOLA DO LAGO

Sou um lago que reflete o azul do céu, embora eu
                                                nao seja o céu.
Mesmo sendo lago, tenho o sol em meu
espelho, tenho as nuvens em minha superficie
tenho a lua e as estrelas me adornando.

Vou mudando de formas, continuamente, a
depender da estação do ano. Posso tornar-me
menor ou maior, mais calmo ou mais
movimentado, mais cristalino ou com águas mais
                                                     turvas.

O mais importante é a riqueza que guardo em meu
interior, os peixes que abrigo e a vida que
habita em meu redor, as flores que permito existir
às minhas margens, e as aves que vêm se
encontrar e brincar em minhas águas
Nunca serei o mesmo e sempre serei eu
                                                           mesmo.
Não temo a mudança- eu a abençôo.

E quando mais tarde deixar definitivamente
de ser lago , minha água habitará o oceano ou o
mais profundo veio da terra; meu leito será, talvez
uma floresta; e minha memória estará eternizada
em todos os que se beneficiaram com meu ser
                                                                inconstante

A HORA DE MUDAR

              A HORA DE MUDAR
Ainda continua o eterno desafio pessoal de encontrar novos cursos, e conquistar novos territórios e buscas por novas idéias. Vivemos em momentos graves do mundo e em todos os lugares encontramos a falta de fé e o medo. O ser humano vai se a passos largos para o lugar da murmuração e do pessimismo, caindo depressa no abismo da depressão e afundando nos mares dos desapontamentos. Diante disso precisamos mudar agora.
Tenho 19 anos de idade e minha maneira de ver as coisas são relativas ao extremo muitas vezes. Creio que é importante mudar para melhor não por medo de conseqüências funestas vindouras ou só por mirar méritos e honras. A transformação vem na verdade de uma busca intensa pelo nosso bem viver, é sair de um patamar natural e romper o sobrenatural muitas vezes,  é caminhar por uma rua que trás felicidade em diversos sentidos
Claude Monet dedicava horas de seu dia para olhar atentamente as mudanças de luminosidade que surgiam por conta do deslocamento do sol pela abóbada celeste. Ele pintou por exemplo, a catedral de Rouen em muitas telas a partir do mesmo ângulo, cada uma em horário diferente do dia, plenamente fascinado com as mudanças que ocorriam na imagem da imponente construção, em virtude da incidência diferenciada dos raios solares. Como um bom impressionista, queria fazer em sua arte o registro da mudança, da transformação, e de como se pode mudar tanto sem deixar de ser quem é de verdade, ou quê se é de fato. Obras das mais lindas saíram dessa experiência.
Eu te convido a encontrar dentro de si mesmo o pintor que se dedica a olhar o dinamismo da vida com total atenção. Aproveite e seja igualmente o próprio sol( Bel vai gostar disso) que transforma a paisagem ocasionando o deslocar das sombras e o tingir variado de tudo o que existe. E que seja também a construção, o rio, a arvore, o céu, o ser que compõe tal imagem.
Não tenha medo de se mover em direção do desconhecido. Escale os obstáculos, faça de cada um deles degraus. Arrisque mexer naquilo que está guardado e empoeirado. Coloque sua ousadia em ação.
Depois das descobertas, reformule suas atitudes. Aí vai chegar o artista. Essa parte da criatividade não se contenta em apenas em observar, quer partir para a ação. Mova-se na direção de novos caminhos.
Talvez tenha sido esse efeito que Deus fez brotar no coração de Abrão quando lemos esse texto:
   “Então o Senhor disse a Abrão: "Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei.
"Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção.
“Abençoarei os que o abençoarem, e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem; e por meio de você todos os povos da terra serão abençoados”.gn 12.1-3
Abrão teve que mudar. Eu tenho que mudar. Você tem que mudar. Todos temos que mudar pra melhor.
É tempo de mudança.
 Davi Martins

18 julho 2011

Anarquismo contemporâneo

O Anarquismo é uma filosofia política que envolve teorias e atitudes que consideram o Estado, como um governo compulsório, desnecessário, prejudicial e/ou indesejável, e favorece a ausência de estado (anarquia).[1][2][3][4][5]
Desde o último terço do século XX, anarquistas tem estado envolvidos em movimentos estudantis de protesto, movimentos pacifistas e o movimento antiglobalização, entre outros. Hoje, tradicionais organizações anarquistas continuam a existir ao redor do globo e, nos anos recentes, o anarquismo como uma filosofia política ganhou um perfil mais bem definido como um resultado do movimento "antiglobalização"

Desde o reflorescimento do anarquismo, na métade do século XX,[6] um número de novos movimentos e escolas apareceu. O antropólogo anarquista David Graeber colocou uma ruptura entre gerações do anarquismo, com aqueles "que frequentemente ainda não tinham sacudido os hábitos sectários do século passado" contrastando com os ativistas mais jovens que eram "muito mais informados, entre outros elementos, por ideias do conhecimento tradicional, feministas, ecológicas e contraculturais" e que, na virada do século XXI eram formados "em ampla maioria" por anarquistas.[7]
O feminismo sempre foi parte do movimento anarquista, na forma de anarcofeminismo. O anarquismo estadunidense também teve forte influência do Movimento pelos Direitos Civis nos EUA e pelo movimento contra a guerra do Vietnã. O anarquismo europeu se desenvolveu fora do movimento de trabalho, e ambos incorporaram o ativismo dos direitos dos animais. Globalmente, o anarquismo tem também crescido de popularidade e influência como parte dos movimentos antiguerra, anticapitalista e antiglobalização. Recentemente, anarquistas foram conhecidos pelo seu envolvimentos em protestos contra os encontros da Organização Mundial do Comércio, do G-8 e o Fórum Econômico Mundial.

Sudão reconhece Sudão do Sul como país

SUDÃO (35º) - O Sudão do Sul se tornou oficialmente, às 18h01, desta sexta-feira, dia 8 (hora de Brasília, 0h01 de sábado, dia 9) o mais novo país do mundo, ao oficializar sua independência do restante do Sudão.

Em janeiro, 99% dos eleitores do Sudão do Sul votaram a favor da separação da região, predominantemente cristã e animista, em relação ao norte, governado a partir de Cartum, onde a população é em sua maioria muçulmana e de origem árabe.

A ONU (Organização das Nações Unidas) enviou uma tropa de capacetes azuis, da missão de manutenção de paz, para o país, com temor de conflitos.

Prestes a se tornar o mais novo país da África, quando proclamar sua independência amanhã, o Sudão do Sul enfrenta desafios inusitados.

Vencer algumas das piores estatísticas sociais do mundo é tarefa árdua, mas a burocracia da criação do Estado é o primeiro empecilho.

Sem indústria própria, o novo país precisou encomendar da China centenas de bandeiras de seis cores (antigo emblema do Exército de Libertação do Povo do Sudão --SPLA, na sigla em inglês).

Por falta de tempo, o país ainda não terá moeda própria. Até que o desenho da nova moeda seja finalizado, o Sudão do Sul manterá a libra sudanesa, herança do sistema financeiro de Cartum, capital do norte.

Apesar de o país já possuir administração autônoma desde 2005, com Constituição interina, ainda deve ratificar tratados internacionais, como a Convenção contra Tortura.
Fonte: Folha de São Paulo  

Bispo teme genocidio no sudão

   
 
Igreja cristã no Sudão  
SUDÃO (35º) - O bispo de Kadugli está clamando aos cristãos de todo o mundo que orem e jejuem pelos cristãos que moram no Sul do Sudão, no próximo mês. O bispo Andudu Adam Elnail alertou sobre um possível genocídio na região montanhosa de Nuba, onde a violência eclodiu nas últimas semanas.

A região, lar de muitos cristãos, deve permanecer sob o controle de Cartum e do norte muçulmano, assim que o sul do Sudão ganhar a independência, em 9 de julho.

Com tanques sudaneses e artilharia em movimento, centenas de milhares de pessoas estão fugindo de Nuba e deixando suas casas. Agências de desenvolvimento estão auxiliando na retirada da população.

Funcionários da ONU testemunharam o derramamento de sangue que está sendo executado pelo exército sudanês e as campanhas de bombardeio que destruíram igrejas e casas.

Cartum ordenou que a missão de paz da ONU saia do país, de modo que a preocupação é que as atrocidades aumentem ainda mais nessa região. “Mais uma vez, estamos enfrentando o pesadelo do genocídio de nosso povo”, disse o Bispo Elnail.

“Não é uma guerra entre exércitos que está sendo travada em nosso país, mas a completa destruição do nosso modo de vida e da nossa história, como tem sido demonstrado com o genocídio dos nossos vizinhos e parentes em Darfur”, completou o bispo.

Ele expressou a preocupação com o futuro dos cristãos no norte, cujo presidente, Omar al-Bashir, declarou que o Norte será regido pela Sharia (lei islâmica) a partir do dia 9 de julho.

O bispo disse que a recusa do presidente al-Bashir em reconhecer a presença legítima da minoria cristã no norte do país é uma “declaração de sua determinação de também acabar com a lembrança da herança cristã que está no país há quase mil anos.”

“Por favor, ore e jejue conosco, pois isso pode ser a solução desta crise”, disse o bispo.

Por trás das igrejas fechadas

   
 
Restos de uma igreja destruída nas Ilhas Molucas em novembro de 2008  
INDONÉSIA (48º) - Tendo chegado o último mês do ano, os cristãos na Indonésia antecipam com alegria o dia do nascimento do seu Salvador.

Enquanto a maior parte de igrejas está ocupada com os detalhes finais de suas festividades, outras se perguntam se poderão, de alguma forma, comemorar o Natal, já que seus templos foram interditados.

Tal é o caso da Igreja Batista em Bekasi, Java Ocidental. No dia 21 de novembro, funcionários locais exigiram que ela cessasse todas as atividades religiosas e restaurasse s função original do prédio que ocupava – aquele era um ponto comercial.

“Não sabemos o que fazer, ou que dizer à nossa congregação. Realmente fomos pegos de surpresa”, disse o chefe do departamento de missões, Bagus Widyatmo.

Além da Igreja Batista, mais 30 igrejas enfrentaram problemas semelhantes em 2008. Elas tiveram sua licença de funcionamento revogada, algumas foram fechadas e outras, demolidas.

A razão do fechamento varia de “falta de permissão para cultuar” a discussões sobre terrenos.

Em comparação com 2007, há pouca melhora.

Uma década de turbulência

O fechamento de igreja, muitas vezes instigados por muçulmanos fundamentalistas e executado por funcionários do governo, tem sido um problema contínuo.

Durante os 63 anos da vida do país como Estado independente, foram registrados 1.140 incidentes contra igrejas protestantes e católicas. Desses casos, 60% se deu nos últimos dez anos. O restante ocorreu esporadicamente nos 53 anos anteriores, antes do governo de Suharto.

“Lei e ordem foram mantidas com o ex-presidente Suharto”, disse o Presidente do Fórum de Comunicação Cristão de Jacarta, Theophilus Bela.

Suharto liderou um regime tirânico a partir de 1967 até que um golpe de estado, conduzido por universitários, o forçasse a abdicar em 1998.

“Mas no período pós-Suharto (Era da Reforma), a segurança interna sofreu. Muitas vezes, em incidentes envolvendo igrejas, as forças de segurança ficavam paradas, sem evitar o fechamento.”

Esse período de dez anos também deu lugar ao conservadorismo islâmico na Indonésia.

“As incertezas sociopolíticas, a turbulência econômica, a fraqueza do Estado fraco e a falta da aplicação da lei causaram o crescimento do radicalismo islâmico”, disse Syafi’i Anwar, diretor do Centro Internacional para o Islamismo e Pluralismo.

Conseqüentemente, a intolerância e a hostilidade religiosa contra cristãos aumentaram. Por causa da frágil aplicação da lei, grupos fundamentalistas islâmicos tomavam a lei em suas mãos, acreditando que serviam tanto à lei civil como à religião, fechando igrejas sem permissões.

Falhas na aplicação da lei

O governo atual é condenado por aprovar leis que reduziram a liberdade religiosa de grupos minoritários. O Decreto Ministerial Conjunto de 2006, que exigiu a licença para se construir um templo, é um exemplo de tais leis.

Para obter a licença, uma congregação deve ter pelo menos 90 pessoas, adquirir a aprovação de 60 vizinhos de religiões diferentes, obter o consentimento das entidades locais e receber a recomendação de um corpo inter-religioso de local (chamados FKUB).

Embora as exigências tenham sido atendidas, igrejas ainda lutam para receber a licença, muitas vezes por causa da burocracia corrupta do governo.

A congregação Filadélfia, da Igreja Protestante Cristã de Batak, se reuniu em diferentes casas na cidade de Bekasi, Java Ocidental, nos últimos oito anos.

“Temos mais de 100 membros e o consentimento de 400 vizinhos muçulmanos. Mas, há sete meses, o governo retém nossa licença”, disse o pastor Palti Panjaitan.

O responsável se recusou a processar o pedido de licença porque faltava a recomendação do FKUB. O FKUB, entretanto, não pode dar sua indicação porque a igreja não tinha “propriedades nem escritório”.

Incapaz de construir um templo, a igreja continuou os cultos nômades. No dia 22 de novembro, as autoridades interditaram três dos seus lugares de culto. Duas escolas dominicais e outras atividades religiosas além dos cultos de domingo foram interrompidas.

Olhando adiante

Outros fatores contribuíram para os freqüentes ataques à Igreja na Era da Reforma.

Os conflitos religiosos em Ambon e Poso, de 1999 a 2002, e cenas de igrejas em chamas foram provocados pela instabilidade sociopolítica. Mais de 200 igrejas foram incendiadas e destruídas.

Embora ambos os conflitos tenham cessado, ainda ocorrem confrontos entre as comunidades cristã e muçulmana.

Em dois incidentes neste ano que deixaram mais de mil desabrigados, quatro igrejas nas Ilhas Molucas foram reduzidas a cinzas, depois que homens armados invadiram duas aldeias predominantemente cristãs.

Todavia, nem tudo está perdido. “Ainda há forças de segurança que protegem a Igreja. Os meios de comunicação de massa desempenham um papel estratégico em defendê-la, e o diálogo inter-religioso com muçulmanos, até com os mais radicais, diminui a tensão [religiosa] em certas situações”, explicou Theophilus.

A Igreja pode esperar por fechamentos esporádicos em 2009, segundo Theophilus. Mas a Indonésia tornou-se estável, uma vez que caminha mais firmemente em direção à democracia.

“As igrejas foram grandemente perseguidas porque há dez anos uma enorme crise financeira deixou o país caótico. Mas, agora, temos uma economia e uma democracia mais fortes”, disse ele.

Mas até que os cristãos possam construir templos sem burocracia e corrupção na Indonésia, as igrejas devem celebrar o Natal com alegria em meio às provações.

“Encontraremos um modo de celebrar esse dia especial”, disse Bagus Widyatmo. “Ore por nós.”

Pedidos de oração:

1. Ore por um Natal pacífico e significativo, tanto para os cristãos como para seus vizinhos muçulmanos. Ore para que o amor de Cristo seja manifestado pela vida de nossos irmãos durante essa época.

2. Interceda pelas igrejas que lutam para receber a licença para construir seu templo e realizar outras atividades. Peça o Senhor o favor dos funcionários locais, do grupo inter-religioso e dos vizinhos não-cristãos.

3. Suplique pelas mil famílias de duas aldeias cristãs nas Ilhas Molucas que foram queimadas neste ano. Pela o encorajamento do Senhor para eles, especialmente durante o Natal, que pode deixar seus corações ainda mais tristes. Peça que de Deus os sustente também.

Governo tenta acabar com radicalismo religioso no país

Fonte: Wall Street Journal     
 
Igreja na Indonésia  
INDONÉSIA (48º) - A Indonésia ganhou mais uma guerra contra o terror islâmico este mês, quando um tribunal sentenciou Abi Bakar Bashir a 15 anos de prisão. Bashir é o líder espiritual da Jemaah Islamaiyah e foi condenado por apoiar um campo de treinamento terrorista.

Forças de contraterrorismo da Indonésia, conhecidas como Destacamento de Elite 88, têm perseguido com tenacidade grupos radicais, matando seus principais líderes. O Destacamento também separou o acampamento de Bashir, que dava treinamento terrorista, por isso foram apelidados por ele de “inimigos de Deus.”

Enquanto Bashir está atrás das grades, seus ensinamentos continuam a espalhar ódio. Extremistas estão atacando a seita Ahmadia, que os muçulmanos ortodoxos consideram herética, além dos cristãos.

Em fevereiro, grupos de muçulmanos atearam fogo em duas igrejas e saquearam uma terceira em Temanggung, na Java Central. Um cristão foi acusado de insultar o Islã e condenado à prisão por cinco anos. Outros ataques foram frustrados pela ação da polícia no local.

O sistema de leis da Indonésia incentiva o radicalismo. Recentemente, alguns governos provinciais têm tirado a liberdade de uma seita que tem adoração em locais públicos, pois entendem que isso é um convite para os muçulmanos atacarem.

Em alguns casos de violência, a polícia tem ficado literalmente parada só observando, sem impedir a violência. Em outros, funcionários asseguram que a justiça é fraca. Um tribunal condenou os autores da violência em Temanggung à detenção por alguns meses ou um ano, no máximo. O presidente Bambang Yudhoyono se manifestou contra a violência, mas pouco tem feito para contê-la.

A menos que o presidente reúna vontade política para ir contra o terrorismo ideológico, a Indonésia está em perigo e caminhando para ficar semelhante ao Paquistão. Como no Paquistão, terrorismo e vigilância contra as minorias partem de pessoas que pregam a violência.

16 julho 2011

Uma geração de espirito excelente

Muito tem se falado sobre a juventude e o que maus se ouve em nossos dias é que ser jovem é viver uma vida despreocupada. de incertezas, conflitos, de rebeldias e inconsequências.
Mas a palavra do Senhor nos mostra que apesar da juventude ser uma época de indefinição e incertezas, sempre existirá uma excessão a regra. O Senhor sempre levanta em meio a juventude ,jovens incorruptíveis a uma geração érversa (Fp 2:14-15).
A palavra do Senhor relata a história de jovem que tinha tudo para murmurar, se rebelar e viver uma vida longe de Deus. Mas a vida deste homem de Deus tem se tornado referencial para muitos jovens que desejam ter uma vida séria com Deus.
Falo de Daniel, um jovem de boa aparência,inteligente, mas cuja fé e determinação em Deus se tornaram e foram a diferença em sua vida.
Diz a palavra de Deis que após a invasão babilônica a Judá, muitas pessoas, incluindo jovens foram levados cativos. Dentre esses jovens estavam Daniel e seus amigos: Hananias, Misael e Azarias. Embora cativos ao sistema daquele reino, estes jovens não cederam as “maravilhas” do Império da Babilônia, aos encantos de seus palácios, suas festas e etc.
Por muitos jovens não terem convicção de sua fé, acabam sendo influenciados pelo sistema de babilônia(mundo) que incluia festas pagãs(suas idolatrias). bebedices e prostituições.
Muitos jovens cristãos acabam cedendo a tentações,por não possuírem um espírito excelente como de Daniel.
Daniel conquistou a admiração dos três reis babilônios para quem trabalhou, de toda a corte e do próprio império onde governou. Se isso não bastasse, ainda atraiu o coração do próprio Deus.
Mas o que Daniel tinha que o fazia distinto? A expressão espírito excelente pode explicar. A palavra excelência deriva-se do latim exellentia, e refere-se a algo ou alguém de qualidade superior, de grandeza, elevação.
Para obter esse espírito excelente é também preciiso ter uma fé excelente.
E Daniel tinha essa fé. A palavra do Senhor diz em Hebreus 11:2: A FÉ é o firme fundamento daquilo que se espera e a convicção de fatos que não se vêem.
Mesmo sendo acusado em injustoça. Daniel tinha certeza que o mesmo Deus que cria e que “permitiu” ser levado cativo, é o mesmo Deus que o podia livrar. Daniel tinha convicção de mesmo diante da morte, o Senhor poderia com Seu poder mudar a sua sorte. (Dn 3:17).
Daniel além de uma fé excelente, possuia uma sabedoria divina que vinha direta do alto, do Pai das luzes. A sabedoria era com Daniel pois este não buscava seus próprios interesses, ele buscava em Deus a resposta para seus desafios e procedia dignamente. A palavra de Deus diz:
Quem entre vós é sábio e inteligente? Mostre em mansidão de sabedoria, mediante condigno proceder, as suas obras.
Se, pelo contrário, tendes em vosso coração inveja amargurada e sentimento faccioso, nem vos glorieis disso, nem mintais contra a verdade. Esta não é a sabedoria que desce lá do alto; antes, é terrena, animal e demoníaca.
Pois, onde há inveja e sentimento faccioso, aí há confusão e toda a espécie de coisas ruins.
A sabedoria, porém, lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento. Ora, é em paz que se semeia o fruto da justiça, para os que promovem a paz.(Tg 3:13-18).

Daniel era uma pessoa pura, tratável e cheios de bons frutos. Puro, pois se consagrava a Deus, tratável, pois mesmo sendo levado cativo, não murmurou e cheio de bons frutos, pois os mesmos reis que conspiravam contra a vida Daniel , foram os mesmos que reconheceram que o Deus de Daniel podia salvar, podia libertar e fazer sinais (Dn 6:28).
Daniel teve seu nome mudado, mas sua personalidade, sua identidade em Deus continuou intacta. Isso porque aquele que a Deus se consagra, não se contamina. Daniel não deixou ser contaminado com as iguarias do rei (Dn 1:8). Hoje, muitos banquetes são oferececidos aos jovens desta geração dia após dia, mas o diferencial de Daniel era saber dizer NAO a tentação e fugir da aparência mal.(2 Tm 2:22;Tg 1:21. I Pedro 3;4).
Daniel tinha firmeza em suas decisões(Dn 1:8) e por essa determinação é que Daniel foi honrado por Deus e pelos reis da época. (Dn 1:9,2:48;6:28). Infelizmente, por muitos jovens serem inconstantes e de ânimo dobre é que acabam se nivelando (e andando) com jovens ímpios (Tg 4:8,Jd 1;4-19).
Daniel não andava sozinho. Daniel escolheu amizades que compartilhavam da mesma fé. (Dn 3:12) Muitos jovens acabam estando na roda dos escarnecedores e sendo influenciados por eles pela falta de determinação e convicção. O inimigo se aproveita da solidão para incita o crente a pecar. A falta de vigilância de alguns jovens, acabam dando brechas para o inimigo atuar. Quando estiver sozinho aproveite este tempo para buscar a Deus. A ociosidade nos leva a pecar. Aprenda em Deus a administar seu tempo com Ele. Davi estava sem ter o que fazer quando viu Bateseba. Devemos disciplinar nossos olhos, pois é a lâmpada para nosso corpo (Lc 11;34-35; Mt 6;22-23). Jesus nos ensinou a vigiar e orar.
Os crentes em geral, tem orado muito e vigiado pouco. Por isso muitos caem no “segundo olhar”.
Daniel mesmo estando só em alguns momentos,aproveitou o tempo para buscar a Deus e seus misterios.Daniel buscou se aprofundar nos misterios do sobrenatural de Deus e teve como recompensa muitas revelacoes da parte do Senhor.
Hoje muitos jovens buscam “outros misterios” e “descobertas” de um mundo virtual e acabam caindo nos lacos de pornografia e toda sorte de imoralidade. Daniel tinha espirito excelente, pois tinha uma vida de consagracao, uma vida de oracao.
Diz-se a palavra de Deus que ao ouvir a conspiracao contra sua vida, Daniel orou por 3x. Daniel tinha entendimento que a vitoria na esfera terrena, dependia dela ser vencida no ambito espiritual. Foi por isso que o Senhor o livrou da cova dos leoes e seus amigos da fornalha de fogo.
Outra característica de Daniel é que ele não era religioso e sabia APROVEITAR AS OPORTUNIDADES que lhe davam. Daniel poderia não decifrar por Deus, os sonhos do rei, afinal ele era idólatra e não cria no Deus de Daniel. Mas Daniel aproveitou seu dom para glorificar a Deus. Muitas vezes deixamos de testemunhar a descrentes por legalismo religioso. Daniel sabia que que existia um reino espiritual que duraria para sempre(Dn 2:44; 7:27). Através disso muitos reis terrenos, embora não crendo, glorificaram o Deus de Daniel.
Da vida de Daniel, podemos tirar muitas licoes, mas a maior delas é que um jovem que ora se torna um jovem forte. Jovens que oram, sao jovens fortes que vencem o maligno(I Jo 3), que nao deixam ser comprados por ninguem (Dn 5:17), nem persuadidos, nem contaminados(Dn 1:8).
Jovens que buscam a presenca de Deus, possuem conviccao e determinacao, que nao negam sua fe, mesmo diante de acusacoes e calunias(Dn 6:16).
Meu desejo e que se levante nessa nacao, jovens ousados em Deus, determinados em servir a Ele,mesmo diante das tribulacoes. Jovens que temam a Deus, nao a homens, jovens de fe, com visao no reino de Deus. Jovens que desejam se aprofundar em Deus, viver em santidade e obediencia. Jovens que resplandecam em meio a uma geracao em trevas.
Jovens como Daniel e seus amigos, diferenciados, com um espirito excelente.
E isso pode acontecer !!!
Quem sabe,com alguem jovem como voce..
Basta voce crer…
ASSISTA A MENSAGEM DO EV. LOURIVAL OLIVEIRA NO CONGRESSO DE ADOLESCENTES NA AD-PE

Deus de Abraão, Deus de Isaque e Deus de jacó

O Concerto de Deus Com Abraão, Isaque e Jacó 

Gn 26.3-5 "...peregrina nesta terra, e serei contigo, e te abençoarei; porque a ti e à tua semente darei todas estas terras e confirmarei o juramento que tenho jurado a Abraão, teu pai. E multiplicarei a tua semente como as estrelas dos céus e darei à tua semente todas estas terras. E em tua semente serão benditas todas as nações da terra, porquanto Abraão obedeceu à minha voz e guardou o meu mandado, os meus receitos, os meus estatutos e as minhas leis."
A NATUREZA DO CONCERTO. A Bíblia descreve o relacionamento entre Deus e seu povo em termos de "pacto" ou "concerto". Esta palavra aparece pela primeira vez em 6.18 e prossegue até o NT, onde Deus fez um novo concerto com a raça humana mediante Jesus Cristo (ver estudo O ANTIGO E O NOVO CONCERTO). Quando compreendemos o concerto entre Deus e os patriarcas (Abraão, Isaque e Jacó), aprendemos a respeito de como Deus quer que vivamos em nosso relacionamento pactual com Ele.
(1) O nome especial de Deus, em relação ao concerto, conforme a revelação bíblica, é Jeová (traduzido "SENHOR"; ver 2.4 nota). Inerente neste nome pactual está a benignidade de Deus, sua solicitude redentora pela raça humana, sua contínua presença entre o seu povo, seu propósito de estar em comunhão com os seus e de ser o seu Senhor.
(2) A divina e fundamental promessa do concerto é a sequinte: "...para te ser a ti por Deus e à tua semente depois de ti" (ver 17.7 nota). Desta promessa dependem todas as demais integrantes do concerto. Significa que Deus se compromete firmemente com o seu povo fiel a ser o seu Deus, e que por amor, Ele lhe concede graça, proteção, bondade e bênção (Jr 11.4; 24.7; 30.22; 32.38; Ez 11.20; Zc 8.8).
(3) O alvo supremo do concerto entre Deus e a raça humana era salvar não somente uma nação (Israel), mas a totalidade da raça humana. No caso de Abraão, Deus já lhe prometera que nele "todas as nações da terra" seriam benditas (12.3; 18.18; 22.18; 26.4). Deus estendeu sua graça pactual à nação de Israel a fim de que esta fosse "para luz dos gentios" (Is 49.6; cf. 42.6). Isso cumpriu-se mediante a vinda do Senhor Jesus Cristo como Redentor, quando, então, os cristãos começaram a levar a mensagem do evangelho por todo o mundo (Lc 2.32; At 13.46,47; Gl 3.8-14).
(4) Nos diversos concertos que Deus fez com o ser humano através das Escrituras, há dois princípios atuantes: (a) era somente Deus quem estabelecia as promessas e condições do seu concerto, e (b) cabia ao ser humano aceitar por fé obediente essas promessas e condições. Em certos casos, Deus estabeleceu com muita antecipação as promessas e as responsabilidades de ambas as partes (ver o estudo O CONCERTO DE DEUS COM OS ISRAELITAS); em tempo algum, porém, o povo conseguiu, junto a Deus, alterar as condições dos concertos para beneficiar-se.
O CONCERTO DE DEUS COM ABRAÃO.
(1) Deus, ao estabelecer comunhão com Abraão, mediante o concerto (cap. 15), fez-lhe claramente várias promessas: Deus como escudo e recompensa de Abraão (15.1), descendência numerosa (15.5) e a terra de Canaã como sua herança (15.7; ver 15.6 nota; 17.8 nota; cf. 12.1-3; ver o estudo A CHAMADA DE ABRAÃO).
(2) Deus conclamou Abraão a corresponder a essas promessas por fé, aceitá-las, e confiar nEle como seu Senhor. Por Abraão assim fazer, Deus o aceitou como justo (15.6) e foi confirmado mediante comunhão pessoal com Ele.
(3) Não somente Abraão precisou, de início, expressar sua fé para a efetuação do concerto, como também Deus requereu que, para a continuação das bênçãos do referido concerto, Abraão devia, de coração, agradar a Deus, através de uma vida de obediência. (a) Deus requereu que Abraão andasse na sua presença e que fosse "perfeito" (ver 17.1 nota). Noutras palavras, se a sua fé não fosse acompanhada de obediência (Rm 1.5), ele estaria inabilitado para participar dos eternos propósitos de Deus. (b) Num caso especial, Deus provou a fé de Abraão ao ordenar-lhe que sacrificasse seu próprio filho, Isaque (22.1,2).
Abraão foi aprovado no teste e, por conseguinte, Deus prometeu que o seu pacto com ele (Abraão) ia
continuar (ver 22.18 nota). (c) Deus informou diretamente a Isaque que as bênçãos continuariam imutáveis e que seriam transferidas para ele porque Abraão lhe foi obediente e guardou os seus mandamentos (26.4,5).
(4) Deus ordenou diretamente a Abraão e aos seus descendentes que circuncidassem cada menino nascido na sua família (17.9-13). O Senhor determinou que cada criança do sexo masculino não circuncidada fosse excluída do seu povo (17.14) por violação do concerto. Noutras palavras, a desobediência a Deus levaria à perda das bênçãos do concerto.
(5) O concerto entre Deus e Abraão foi chamado um "concerto perpétuo" (17.7). A intenção de Deus era que o concerto fosse um compromisso permanente. Era, no entanto, passível de ser violado pelos descendentes de Abraão, e assim acontecendo, Deus não teria de cumprir as suas promessas. Por exemplo, a promessa que a terra de Canaã seria uma possessão perpétua de Abraão e seus descendentes (17.8) foi quebrada pela apostasia de Israel e pela infidelidade de Judá e sua desobediência à lei de Deus (Is 24.5; Jr 31.32); por isso, Israel foi levado para o exílio na Assíria (2Rs 17), enquanto que Judá foi posteriormente levado para o cativeiro em Babilônia (2Rs 25; 2Cr 36; Jr 11.1-17; Ez 17.16-21).
O CONCERTO DE DEUS COM ISAQUE.
(1) Deus procurou estabelecer o concerto abraâmico com cada geração seguinte, a partir de Isaque, filho de Abraão (17.21). Noutras palavras, não bastava que Isaque tivesse por pai a Abraão; ele, também, precisava aceitar pela fé as promessas de Deus. Somente então é que Deus diria: "Eu sou contigo, e
abençoar-te-ei, e multiplicarei a tua semente" (26.24).
(2) Durante os vinte primeiros anos do seu casamento, Isaque e Rebeca não tiveram filhos (25.20,26). Rebeca permaneceu estéril até que Isaque orou ao Senhor, pedindo que sua esposa concebesse (25.21). Esse fato demonstra que o cumprimento do concerto não se dá por meios naturais, mas somente pela ação graciosa de Deus, em resposta à oração e busca da sua face (ver 25.21 nota).
(3) Isaque também tinha de ser obediente para continuar a receber as bênçãos do concerto. Quando uma fome assolou a terra de Canaã, por exemplo, Deus proibiu Isaque de descer ao Egito, e o mandou ficar onde estava. Se obedecesse a Deus, teria a promessa divina: "...confirmarei o juramento que tenho jurado a Abraão, teu pai" (26.3; ver 26.5 nota).
O CONCERTO DE DEUS COM JACÓ.
(1) Isaque e Rebeca tinham dois filhos: Esaú e Jacó. Era de se esperar que as bênçãos do concerto fossem transferidas ao primogênito, i.e., Esaú. Deus, porém, revelou a Rebeca que seu gêmeo mais velho serviria ao mais novo, e o próprio Esaú veio a desprezar a sua primogenitura (ver 25.31 nota). Além disso, ele ignorou os padrões justos dos seus pais, ao casar-se com duas mulheres que não seguiam ao Deus verdadeiro. Em suma: Esaú não demonstrou qualquer interesse pelas bênçãos do concerto de Deus. Daí, Jacó, que realmente aspirava às bênçãos espirituais futuras, recebeu as promessas no lugar de Esaú (28.13-15).
(2) Como no caso de Abraão e de Isaque, o concerto com Jacó requeria "a obediência da fé" (Rm 1.5) para a sua perenidade. Durante boa parte da sua vida, esse patriarca serviu-se da sua própria habilidade e destreza para sobreviver e progredir. Mas foi somente quando Jacó, finalmente, obedeceu ao mandamento e à vontade do Senhor (31.13), no sentido de sair de Harã e voltar à terra prometida de Canaã e, mais expressamente, de ir a Betel (35.1-7), que Deus renovou com ele as promessas do concerto feito com Abraão (35.9-13). Para mais a respeito do concerto, ver o estudo O CONCERTO DE DEUS COM OS ISRAELITAS.

12 julho 2011

O Poder da Mente

Para verificar o poder da mente, sugerimos uma visita ao excelente e educativo site www.cerebromente.org.br  que de forma didática esclarece como funciona nosso cérebro e demonstra a maravilha que ele é.

De forma clara, simples é mostrado que a conexão neurológica se dá por um processo misto químico e elétrico, e percebemos a violência que se comete quando introduzimos no organismo produtos químicos pela alimentação ou através da medicação irresponsável.

Como grande parte do nosso organismo se renova a cada três meses fica evidente que é possível se corrigir tudo que está errado, sendo inaceitável a existência de doenças incuráveis, como costumam ser rotulados os transtornos neurológicos. A aceitação desta irreversibilidade e o conformismo a torna realmente irreversível, como podemos verificar através deste texto que reproduzimos.

“Universidade de Colorado Springs.
Pesquisas realizadas por vários grupos de médicos, cientistas, pesquisadores, trazem novas e surpreendentes revelações científicas.

Transferindo com equipamentos apropriados e ultra modernos os batimentos cardíacos para as telas de computadores os especialistas subdividiram cada batida com o auxílio de programas especiais e sofisticados, e descobriram que dentro de cada batida existe uma outra batida em outra freqüência e dentro desta uma outra, e mais outra e mais outras, milhares de batidas e frequências dentro de cada batida!

Cada pulso ou batida é como uma onda que se irradia carregando milhares de sub-frequências para atingir e alcançar todas as células do corpo. Mas agora se sabe que cada célula reage e responde a cada batida do coração. Já se sabia que as células nem sempre respondem aos muitos impulsos nervosos que chegam até elas.  E o coração através deste espectro de frequência de suas batidas transmite ao DNA de cada célula como e onde elas devem agir e interagir.

Pensemos por exemplo no caso de um joelho, doente com artrite. Sabemos que todas as células daquele joelho vão ser substituídas em três meses.  Então, teoricamente, teremos um joelho novo a cada noventa dias! É que as novas células que estão sendo criadas são informadas pelo  coração que aquele é um joelho artrítico. É assim que ele é visto pelo organismo, e a cada três meses um joelho artrítico é criado.

O cérebro do paciente precisa ser informado a respeito das correções e mudanças que precisam ser implantadas no sistema. Pois o cérebro registra e aceita o comando de um novo padrão e comunica isso ao coração. E através das suas frequências, o coração codifica nas células o novo padrão e imprime as mudanças e correções assegurando um joelho saudável, no caso citado.” (Criação: Tea Lótus 
tealotus3@yahoo.com.br).

Finalmente a ciência que sempre viu com restrições o poder da mente sobre o organismo, situando essa ação, muitas vezes, no terreno do misticismo, até mesmo por não entender como ela se processava, agora começa a reconhecer os fundamentos científicos que sustentam esse relacionamento.

11 julho 2011

Lewi Pethrus e a igreja pentecostal na Suécia

Ela já foi o centro do pentecostalismo sueco, sob a liderança de um dos mais influentes pastores pentecostais do mundo – Lewi Pethrus. Ela já foi considerada a maior igreja pentecostal do mundo. Ela já teve mais funcionários que toda a equipe atual da Pingst, sede do movimento pentecostal sueco. Ela enviou e sustentou a maioria dos missionários suecos que atuaram no Brasil. Explicar como surgiu a histórica Igreja Filadélfia de Estocolmo, resumir sua trajetória marcante e trazer informações de seu funcionamento atual, é o propósito desta reportagem. Grande parte deste texto foi extraída do que escrevi no verbete “Pentecostalismo na Suécia” do Dicionário do Movimento Pentecostal, acrescentando-se dados colhidos em minha visita à Suécia no ano passado.
Em 1907 o despertamento pentecostal alcançou crentes metodistas e batistas em Estocolmo, a capital sueca. Em 1909, mediante a situação em que muitos crentes batistas estavam se afastando de suas igrejas por aceitarem o batismo no Espírito Santo, o comerciante batista Albert Engzell mobiliou um salão em sua residência, na Rua Uppsala 11, em Estocolmo, para servir como local de pregação. O grupo de crentes que começou a se reunir nesse local, chamado Salão Filadélfia, organizou-se, em 1910, como a Sétima Igreja Batista de Estocolmo, tendo como pregador E. W. Olsson, da Escola Missionária de Örebro, que era totalmente a favor do despertamento pentecostal. E. W. Olsson, pouco tempo depois, desejou regressar a Örebro, a fim de dar prosseguimento a seus estudos. Assim, a igreja, que contava com 70 membros, considerou a necessidade de um pregador cheio do poder de Deus e com seriedade para continuar o trabalho. A escolha recaiu sobre Lewi Pethrus, que ainda servia como pregador na Igreja Batista de Lidköping. Ele recebeu o convite em 14 de setembro de 1910, e assumiu o trabalho da igreja no ano seguinte, em 8 de janeiro de 1911, aos 26 anos de idade.
Lewi Pethrus pastoreou a igreja de 1911 até sua jubilação em 1958

No fim de 1913, a Convenção Batista Sueca expulsou ostensivamente Pethrus e toda a sua congregação, porque eles praticavam a ceia aberta. As reais causas de sua expulsão, porém, foram a teologia e a liturgia pentecostal. Surge, então, a Filadelfiakyrkan (Igreja Filadélfia). Havia dois anos que a primeira igreja Assembléia de Deus em Belém (PA) tinha sido fundada pelos suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg.
Em 1916, Pethrus deu início a um dos mais arrojados trabalhos missionários do mundo pentecostal, com o envio do primeiro casal de missionários para o Brasil, Samuel e Lina Nyström, e a fundação da Svenska Fria Missionen (Missão Sueca Livre).
Como pastor, Pethrus fez com que sua membresia na Suécia se tornasse a maior do mundo pentecostal (até cerca de 1975), e levou o seu Movimento Pentecostal a se tornar a maior igreja livre na Suécia, principalmente por sua capacidade de fazer a igreja relacionar-se em todos os aspectos de sua vida. Sua visão holística da vida cristã e a moderação, dignidade e realismo de suas perspectivas de desenvolvimento espiritual deram-lhe a atenção para ser ouvido por toda a Europa, América do Norte e Terceiro Mundo. Ele mostrou ao mundo pentecostal que o movimento não deveria ficar alienado da cultura nacional da qual ele faz parte. Ele foi considerado um pregador, erudito e portador de alto grau de espiritualidade, afirmando sempre suas origens pentecostais, interessando-se de modo invulgar pela expansão do evangelho. Pethrus foi também um autor prolífero, além de compositor de hinos.
Permaneceu como pastor da Igreja Filadélfia de Estocolmo até sua jubilação, em 1958, e atuou como líder do movimento pentecostal sueco até sua morte em 1974. Numa pesquisa para saber quais foram as 100 pessoas mais influentes no século 20 na Suécia, Pethrus ficou em 5º lugar.

Grande templo da Igreja Filadélfia de Estocolmo, inaugurado em 1930

O templo inaugurado por Pethrus em 1930, na Rua Rörstrand 5, no centro de Estocolmo, é o terceiro e atual endereço da Igreja Filadélfia. O prédio é formado por um antigo castelo do ano 1630 e um auditório para 2.300 pessoas. Nos anos 30 e 40, era o centro influenciador do movimento pentecostal sueco, tendo uma estrutura organizacional onde trabalhavam mais de 100 funcionários.
Numa das salas do castelo anexo à Igreja Filadélfia ainda funcionam os serviços de missões. Seus secretários de missões de maior destaque foram A. P. Franklin (visitou o Brasil em 1926), Paul Ongman e Samuel Nyström. Contando o período de 1910 a 1976, somavam-se, incluindo as esposas, 64 missionários da Missão Sueca Livre que trabalharam no Brasil, a maioria deles sustentados pela Igreja Filadélfia. Atualmente o secretário de missões é o pastor Gunnar Swahn, ex-missionário em Papua Nova Guiné, e a igreja mantêm 20 missionários engajados em 35 projetos. Consta ainda como seu missionário no Brasil, João Lundgren, pastor-presidente da Assembléia de Deus de Caxias do Sul (RS). Por intermédio de Gunnar Swahn, pude conhecer os arquivos onde está guardada toda a documentação de cada missionário que atuou no Brasil.
Entre 1910 a 1950, Filadélfia mantinha 47 locais de Escola Dominical onde também funcionava uma congregação. Eram dirigidos por presbíteros ou diáconos. A Escola Dominical, das 09h30min às 10h30min, era só para crianças. Às 11h00min havia culto para todos os adultos. Havia ceia nas congregações e, uma vez por mês, todas as congregações ceiavam na sede.
O culto principal da Igreja Filadélfia é realizado aos domingos, às 11h00min horas da manhã. À noite apenas ocorre reunião de oração.


Culto dominical em 2008 na Igreja Filadélfia. Na primeira fila, os pastores Gunnar Swahn (secretário de missões) e Niklas Piensoho (pastor-presidente)
Na Grande Estocolmo, além do templo central, há igrejas filiadas: duas igrejas na zona sudeste, três igrejas na zona oeste, seis igrejas na zona sul e duas igrejas na zona norte.
Além de o culto dominical ser traduzido para pessoas de fala inglesa e espanhola, durante a semana são realizados cultos específicos para várias nacionalidades, entre elas, portugueses, espanhóis, filandeses, estonianos e iranianos. A igreja também mantém 20 células com cultos semanais nos lares.
De 29 membros, em 1911, Filadélfia chegou a mais de 6 mil membros, em 1958. Atualmente consta em seu rol o registro de 6.000 membros.
Lewi Pethrus (à direita) com seus sucessores Willis Säwe (à esquerda), de 1958 a 1973, e Karl-Erik Heinerborg (centro), de 1973 a 1986
Desde que se tornou pentecostal, a Igreja Filadélfia teve seis pastores-presidentes: Lewi Pethrus (1911-1958), veio ao Brasil três vezes; Willis Säwe (1958-1973), veio uma vez ao Brasil; Karl-Erik Heinerborg (1973-1986), veio uma vez ao Brasil; Owe Lindeskär (1986-1997), veio duas vezes no Brasil; Sten-Gunnar Hedin (1997-2006); e Niklas Piensoho (a partir de 2006), anteriormente pastor da Fiskebäcks Missionskyrka, uma denominação não integrante do movimento pentecostal sueco.

Owe Lindeskär, foi o quarto pastor da igreja, de 1986 a 1997
Sten-Gunnar Hedin, quinto pastor da igreja, de 1997 a 2006. Considerado um dos principais líderes do atual movimento pentecostal sueco
No início deste ano foi anunciada uma grande reforma no templo-sede da Filadélfia com a conclusão marcada para 2015, apesar de a igreja ter sido atingida financeiramente por causa da crise econômica mundial do ano passado, tendo que demitir funcionários.

PR. Bernhard Johnson


O pastor Bernhard Johnson Jr., missionário no Brasil pelas Assembléias de Deus americanas , recebe de Deus uma visão, mostrando a grande necessidade da igreja pentencostal brasileira no campo do treinamento teológico dos seus obreiros. Naquela oportunidade, o pastor Bernhard, tocado pelo Espírito Santo, dá início ao plano, vislumbrando um grande projeto de âmbito nacional. Trocando idéias com outros obreiros, chegou-se à conclusão de que o sistema que atenderia a essa necessidade seria o de Educação Teológica por Extensão (ETE), onde a escola vai ao encontro do aluno.

Bernhard Johnson Jr.
Pastor Missionário (In memoriam - 1931 a 1995]
: Liderança
- Foi membro da diretoria da Sociedade Bíblica do Brasil.
- Foi presidente da Convenção Estadual de Ministros das ADs em Minas Gerais.
- Integrou o Comitê Internacional de Billy Graham por 20 anos.

: Pessoal
- Nascimento: 20 de Junho de 1931
- Natural: Alameda, Califórnia, veio para o Brasil em 1940 com 9 anos de idade.
- Pais: Escandinavos, o sueco Bernhard Johnson e a norueguesa Antonette Johnson.
- Esposa: Doris Buckett (casou-se em 1952 em Springfield, Estados Unidos)
- Falecimento: 9 de Fevereiro de 1995 nos Estados Unidos.

: Formação
- 4 anos de Engenharia.
- Cursou o Central Bible College, em Springfield, Estados Unidos.
- Conferencista internacional

: Ministério
- Teve sua primeira chamada aos 9 anos.
- Quando cursava o quarto ano da Faculdade de Engenharia no Instituto Canon de Lavras (MG), teve uma visão renovando sua chamada.
- Iniciou seu profícuo ministério, em 1952, pastoreando duas igrejas nos Estados Unidos da América.
- Largou tudo e foi para Central Bible College, em Springfield, Estados Unidos, onde se formou em 1953.
- Pastoreou a AD em Half Mopn Bay, Califórnia (EUA) por dois anos.
- Pastoreou a igreja em Straling City, Califórnia (EUA).
- Em 1955, começa a realizar diversas cruzadas evangelísticas e eventos de missões e avivamentos em diversos lugares nos EUA.
- Em 1957, chegou ao Brasil onde pastoreou igrejas no sul de Minas Gerais e fundou a Convenção Estadual das Assembléias de Deus daquele estado.
- Volta ao Brasil em 1957 e recebe do missónário Gustavo Bergstrom o campo de3 Divinópolis (MG), onde pastoreou até 1961.
- Em 1961, aceita substituir seu pai que falecera em Varginha (MG).
- Começou vários trabalhos evangelísticos pelo Brasil.
- Em 1964, recebendo uma chamada especial de Deus para o evangelismo em massa, fundou a "Cruzada Boas Novas", que mais tarde passou a se chamar "Cruzada Bernhard Johnson". Esse trabalho resultou em 225 cruzadas evangelísticas no Brasil e em mais de 70 países do mundo.
- De 1967 a 1995, fez 225 grandes cruzadas.

- Na década de 60 manteve o programa Palavras de Vida na TV.
- Em 1972, fundou, no Brasil, o ICI - Instituto por Correspondência Internacional.
- Em 1973, foi co-fundador do Desafio Jovem do Brasil, ocupando a presidência até 1979.
- Em 1976, através de uma visão especial dada por Deus, deu início ao arrojado projeto da EETAD - Escola de Educação Teológica das Assembléias de Deus, com sede em Campinas, SP, o qual se consolidou em 1979, com o lançamento do Curso Básico de Teologia.
- Em 1980, lançou um programa evangelístico na televisão brasileira, mantido no ar por 7 anos.
- Em 1981, fundou a ABEM - Associação Beneficente Evangélica para Menores,em Campinas um trabalho em favor de crianças carentes.
- Pregou em convenções nacionais da Ad em oito países.
- Foi preletor dem duas Conferências Mundiais Pentecostais (Londres, Inglaterra em 1976 e Nairóbi, Quênia em 1982].
- Em 1984, fundou o IBICAMP - Instituto Bíblico de Campinas, para atender as necessidades das mais diversas denominações evangélicas da região.
- Pregou em duas Conferências de Evangelismo na Holanda (1983 e 1986].
- Em 1987, fundou a FAETAD - Faculdade de Educação Teológica das Assembléias de Deus, em Campinas, lançando o Curso Médio de Teologia e, mais recentemente, o Bacharel de Teologia.
- Participou como delegado em duas Conferências Mundiais de Evangelismo (Berlim, Alemanha em 1986 e Manila, Filipinas em 1989]
- Em 1993, o IBP - Instituto Bíblico Pentecostal, no Rio de Janeiro(RJ), passou a integrar o Ministério Bernhard Johnson.

: Realização
- Fundou e presidiu a Cruzada Boas NOvas, que o levou a pregar em todos os principais pontos do Brasil e exterior.
- Fundou e presidiu a (EETAD) Escola de Ensino Teológico da Assembléia de Deus, com sede em Campinas (SP).
- Fundador do Ministério Bernhard Johnson que conquistou milhares de alunos para Cristo em todo o mundo.
- Fundou a Associação Beneficente Evangélica para Menores.
- Um dos fundadores do Instituto Bíblico das Assembléias de Deus, em Pindamonhangaba (SP).
- Na década de 60, manteve um programa evangelístico na televisão, chamado Palavras da Vida, sendo o pioneiro do evangelismo televisivo nas ADs brasileiras.
- Foi chamado para a eternidade em 16/02/1995, deixou para o Brasil um legado inestimável de trabalho em favor do reino de Deus, tanto na área de evangelismo, como nas áreas de ensino teológico e assistência social.

: Homenagem
- Em 1987, ganhou nos EUA o troféu Silver Angel, devido a sua expressão evangelística em território brasileiro.
- No Brasil recebeu três títulos de Cidadão de Honra: Ceará (1976], Varginha (MG) em 1986, Belo Horizonte (MG).
- Nos EUA recebeu o título de Cidadão de Mephis, Tenesse.
- Em 1983, a Faculdade das Assembléias de Deus em Santa Cruz, CAlifórnia, lhe concedeu o título honorífico de Doutor em Causas Humanas.
- Em 1987, a CGADB deu-lhe o título de Conselheiro Vitalício da CPAD, juntamente com o missionário Eurico Bérgstén.
- Foi alvo de diversas honrarias, com títulos honoríficos e de cidadania, tendo, dentre muitos, recebido em 1983, o título de "Doctor of Humane Letters", concedido pela Faculdade Betânia das Assembléias de Deus de Santa Cruz, Califórnia - EUA. Foi também orador oficial em duas Conferências Mundiais Pentecostais: Inglaterra e Quênia.

: Autoria
- Escreveu diversos livros, folhetos e artigos para várias editoras evangélicas.
- Livros:
"Como receber a cura divina" - CPAD, 1995.
: Observação
- Exatamente 50 anos depois da vinda dele ao Brasil, um outro Johnson, o Terry, retornaria ao Brasil como terceiro missionário da família.
- Segundo a esposa, seu passatempo predileto era ler pelo menos um livro por semana e escrever.
: Fonte
- Encarte Especial da revista Obreiro, ano 23, no 13 - CPAD

Assembleia de Deus no Brasil